Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Vela de ignição de motores poderá ser substituída por laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/01/2009

Vela de ignição de motores poderá ser substituída por laser
Engenheiro ajusta protótipo da vela de ignição a laser.
[Imagem: NETL]

Engenheiros do Laboratório de Tecnologias em Energia, dos Estados Unidos, desenvolveram uma nova vela de ignição para uso em motores a combustão que utiliza um raio laser, em vez da tradicional faísca elétrica, para efetuar a queima do combustível.

Vela de ignição a laser

Os engenheiros criaram também um sistema de distribuição do laser ao longo do motor que reduz a necessidade de altíssimos picos de potência do laser.

Isso permite o uso de fibras ópticos para enviar pulsos de laser de baixa energia até a vela de ignição.

Maior eficiência do motor

Neste sistema de ignição a laser, a vela pode tornar-se tanto um amplificador do laser recebido das fibras ópticas, quando de um oscilador a laser.

Segundo os pesquisadores, a vela de ignição a laser permite que os motores operem com taxas de compressão mais baixas e com menores proporções ar-combustível do que os motores tradicionais com velas elétricas.

A queima mais eficiente do combustível resulta em menores emissões de gases nitrogenados, os conhecidos NOx, extremamente danosos ao meio ambiente.

Motores a gás

Segundo os pesquisadores, ainda não há previsão de quando o sistema estará pronto para substituir as velas de ignição elétrica dos automóveis.

Segundo eles, o sistema está projetado para operar de forma ótima em motores alimentados por gás natural, utilizados principalmente para geração elétrica em indústrias e em termoelétricas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Motores

Mais tópicos