Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Via Láctea tem dois halos, girando em direções opostas

Agência FAPESP - 21/12/2007

Via Láctea tem dois halos, girando em direções opostas

[Imagem: SDSS.ORG]

A Via Láctea não tem um único halo, mas dois. A descoberta, feita por um grupo internacional de cientistas, indica claramente que o conhecido halo está dividido em dois componentes estruturais que se sobrepõem, um na parte mais interna e o outro na externa da galáxia.

Galáxias espirais

As galáxias espirais, como a que contém a Terra, são compostas por núcleo, disco e halo. Esse último é a região esférica que contorna a galáxia, tem menor densidade do que o disco e é formado basicamente por poeira. O halo fornece a oportunidade de vislumbrar os primeiros objetos formados no Universo, informação usada pelos astrônomos para melhorar os modelos de formação e evolução das galáxias.

Mapas tridimensionais de galáxias

No artigo agora publicado, a equipe coordenada por Timothy Beers, da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram dados de mais de 20 mil estrelas, dados estes colhidos pelo Sloan Digital Sky Survey, ambicioso projeto que pretende cobrir mais de um quarto do céu para a produção de mapas tridimensionais de cerca de 1 milhão de galáxias e quasares.

Halos

O resultado indica que o halo interno se formou provavelmente por meio de sucessivas fusões de galáxias menores mas massivas, enquanto o externo teria se originado a partir de estruturas menores que foram dilaceradas pela força gravitacional da Via Láctea.

Os dois teriam se formado em momentos distintos, com o externo em primeiro lugar. Os halos se movimentam em direções contrárias: o interno movendo-se em sentido horário, a cerca de 80 mil quilômetros por hora e junto com a rotação da galáxia; o externo no sentido anti-horário e com o dobro da velocidade. O halo interno tem ainda maiores quantidades de elementos mais pesados do que o hélio.

Primeiros objetos do Universo

"Ao examinar os movimentos e a assinatura química das estrelas, pudemos ver que os halos interno e externo são muito diferentes e foram provavelmente originados de modos diversos em tempos distintos", disse Daniela Carollo, do Observatório de Turim, na Itália, e da Universidade Nacional da Austrália, outra autora do estudo.

"A descoberta dos dois halos fornece um retrato muito mais claro da formação dos primeiros objetos na Galáxia e em todo o Universo", disse Beers. A idade estimada da Via Láctea é de 13,6 bilhões de anos, o que é quase o tempo do próprio Universo - que se estima ser de 13,7 bilhões.

Bibliografia:

Artigo: Two stellar components in the halo of the Milky Way
Autores: Daniela Carollo et all.
Revista: Nature Physics
Data: 13 Dec 2007
Vol.: 450, 1020 - 1025
DOI: 10.1038/nature06460
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos