Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Cientista da NASA diz ter encontrado vida extraterrestre em meteorito

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2011

Cientista da NASA diz ter encontrado vida extraterrestre em meteorito
O principal elemento que embasa a conclusão do pesquisador é a ausência de nitrogênio, o que descartaria a contaminação do meteorito depois que ele caiu na Terra.
[Imagem: Richard B. Hoover/Journal of Cosmology]

O Dr. Richard B. Hoover, um renomado e premiado astrofísico que trabalha no Centro Espacial Marshall, da NASA, publicou um artigo alegando ter encontrado indícios de vida em um meteorito.

Fósseis de ETs?

O artigo foi publicado na sexta-feira em um periódico científico pouco conhecido, chamado Journal of Cosmology.

Juntamente com o artigo, o periódico publicou um comunicado sobre o aspecto controverso da descoberta e os cuidados tomados antes de sua publicação:

Dada a natureza controversa desta descoberta, nós convidamos 100 especialistas e enviamos um convite geral para mais de 5.000 cientistas da academia para revisar o artigo e apresentarem suas análises críticas. Nossa intenção é publicar os comentários, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, juntamente com o artigo do Dr. Hoover.

A publicação dos comentários está prevista para acontecer entre hoje, dia 7, e o dia 10 de Março.

Até o momento, a NASA não se pronunciou oficialmente, ao contrário do que sempre faz, mesmo no caso de descobertas não tão significativas. [ATUALIZAÇÃO - veja abaixo]

A agência espacial parece não haver se refeito ainda de uma alegação anterior do mesmo tipo, quando o anúncio da descoberta de sinais de vida em um meteorito marciano foi feito em cadeia nacional pelo então presidente do país, Bill Clinton. A "descoberta" então anunciada continua controversa.

Tampouco houve tempo para que cientistas sérios e ponderados se pronunciassem, o que recomenda que se aguarde a publicação dos comentários anteriores à publicação, prometidos pela revista.

Fósseis em meteoritos

A conclusão do Dr. Hoover veio da análise de dois meteoritos - Ivuna CI1 e Orgueil CI1 - catalogados como condritos carbônicos, um tipo muito raro de meteorito, perfazendo não mais do que 5% dos condritos.

Os meteoritos foram seccionados em ambiente estéril para evitar contaminação e observados com um microscópio de rastreamento eletrônico por emissão de campo (FESEM).

As imagens revelam estruturas intrigantes, interpretadas pelo pesquisador como fósseis de vida bacteriana - além das formações típicas, o principal elemento que embasa sua conclusão é a ausência de nitrogênio, o que descartaria a contaminação do meteorito depois que ele caiu na Terra.

Se for comprovada a descoberta, este pode ser um dos achados mais importantes da ciência em todos os tempos: a comprovação definitiva de que a vida não é exclusividade da Terra, o que terminaria de vez a era do geocentrismo, um trabalho iniciado por Galileu há mais de quatro séculos.

Veja na bibliografia abaixo o link para o artigo publicado pelo Dr. Hoover.

Atualização

A NASA manifestou-se sobre o assunto no dia 07 de Março, em um curto comunicado em um blog. Veja detalhes na reportagem NASA contesta pesquisa sobre fósseis extraterrestres em meteorito.

Bibliografia:

Artigo: Fossils of Cyanobacteria in CI1 Carbonaceous Meteorites: Implications to Life on Comets, Europa, and Enceladus
Autores: Richard B. Hoover
Data: March, 2011
Vol.: 2011, Vol 13
Link: http://journalofcosmology.com/Life100.html
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Microscópios
  • Biotecnologia

Mais tópicos