Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Tecnologia cria clone de violino Stradivarius

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2011

Violino Stradivarius é recriado com tomografia computadorizada
A fresa computadorizada trabalhou com diversos tipos de madeira, de forma a replicar cada parte do violino.
[Imagem: RSNA]

Stradivarius

Pesquisadores usaram imagens de tomografia computadorizada e avançadas técnicas de fabricação para criar um "clone" de um violino Stradivarius fabricado em 1704.

Os Stradivarius são considerados os melhores violinos do mundo e custam verdadeiras fortunas.

Um Stradivarius de 1721, chamado "Lady Blunt", de propriedade da Fundação Japonesa de Música, foi arrematado no dia 20 de junho passado por 15,9 milhões de dólares - uma soma recorde que está sendo usada para auxiliar as vítimas do tsunami que assolou o país.

O radiologista Steven Sirr e seus colegas reproduziram um outro exemplar, chamado "Betts".

Tomografia computadorizada

"A tomografia computadorizada representa uma técnica única para gerar imagens não-destrutivas de objetos históricos," propõe Sirr.

"Combinada com manufatura controlada por computador, ela também nos dá a oportunidade para criar uma reprodução com alto grau de precisão," completou o radiologista.

O primeiro objetivo dos pesquisadores era entender como o violino funciona, isto é, como ele produz um som tão puro e tão superior ao som de outros instrumentos similares.

O segundo objetivo é o de criar cópias de violinos de alta qualidade que possam ser vendidos a preços módicos para quem não consegue comprar um Stradivarius - dos cerca de 1.000 violinos fabricados pelo italiano Antonio Stradivari (1644-1737) ainda existem cerca de 650, disputados a preço de ouro.

Manufatura computadorizada

Foram feitas mais de 1.000 imagens de tomografia computadorizada para gerar uma imagem tridimensional completa do Stradivarius Betts.

Essa imagem foi convertida em arquivos estereolitográficos, que podem ser lidos por máquinas de controle numérico - essencialmente uma fresa controlada por computador.

As imagens também permitiram verificar a densidade da madeira e sua espessura em cada parte do violino, o que é necessário para construir uma réplica tão perfeita quanto possível.

A fresa computadorizada trabalhou então sobre diversos tipos de madeira, de forma a replicar cada parte do violino.

Falta agora submeter o original e a cópia aos ouvidos apurados de músicos profissionais para que eles julguem se a tecnologia consegue se equiparar à arte.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica

Mais tópicos