Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Windows 8 terá suporte para impressoras 3D

Com informações da New Scientist - 01/07/2013


A Microsoft anunciou que irá disponibilizar suporte para as impressoras 3D na próxima atualização do seu sistema operacional Windows 8.

Embora seja uma tecnologia recente, a impressão 3D já dispensa apresentações, prometendo nada menos do que uma Quarta Revolução Industrial.

A tecnologia é a grande esperança da chamada Era das Máquinas Livres e do movimento do hardware livre.

Os modelos mais recentes desses equipamentos capazes de fabricar qualquer objeto conseguem fundir até pós metálicos, podendo ser utilizados em virtualmente qualquer processo industrial - o carro supersônico Bloodhound, por exemplo, que vai tentar bater o recorde mundial de velocidade, está sendo construído por impressão 3D.

Ainda que os modelos domésticos e mais baratos estejam limitados a imprimir, ou fabricar coisas, em resina, a Microsoft acredita que, com seus 91% de participação no mercado de PCs domésticos, a maioria dos objetos impressos será mandada para as impressoras 3D a partir de uma máquina rodando Windows.

"Fabricar um objeto 3D em seu PC será tão fácil quanto escrever um documento no Word e enviá-lo para a impressora," disse a empresa em seu blog.

Os drivers para as impressoras 3D serão incluídos no sistema de instalação do Windows, que reconhecerá automaticamente modelos das principais marcas no mercado.

Outra possibilidade anunciada pela empresa é que o Windows 8 permitirá que os usuários fabriquem esculturas em miniatura de objetos cujas imagens forem capturadas com a câmera do Kinect, que possui um sistema de detecção de profundidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Software e Programação

Mais tópicos