Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

X Prize Foundation dará US$100 milhões para inovação em biocombustíveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/05/2008


A X Prize Foundation ficou conhecida mundialmente ao oferecer milhões de dólares em prêmios para empresas ou indivíduos que se destacassem na exploração aeroespacial.

Biocombustíveis

Agora a empresa decidiu virar os olhos um pouco mais para baixo, e deverá lançar até o final do ano um novo prêmio milionário para incentivar o desenvolvimento dos biocombustíveis e de outras fontes alternativas de energia.

Serão US$100 milhões de dólares - 10 vezes mais do que o primeiro prêmio oferecido pela fundação para um veículo privado que entrasse em órbita terrestre - para premiar esforços que tenham como objetivo, entre outros, o desenvolvimento de combustíveis mais limpos para aviação, o armazenamento de energia e a criação de soluções que permitam que as novas tecnologias possam ser rapidamente levadas para áreas pobres do planeta.

Usina portátil

No setor de biocombustíveis, por exemplo, o objetivo deverá ser a criação de uma miniusina para produção de eletricidade processando insumos que não sejam oriundos da agricultura - para não impactar o preço dos alimentos - e que possa ser rapidamente transportada para qualquer lugar onde ela seja necessária.

O objetivo da fundação é catalisar esforços de pesquisas que possam resultar em soluções implantáveis a curto prazo. "A missão da X Prize Foundation é criar avanços radicais para o benefício da humanidade," afirma o documento, postado em seu site, que anuncia a criação dos prêmios.

X Prize Biocombustíveis

O X Prize Automotivo e o X Prize Biocombustíveis deverão ser divididos em diversas categorias, como captura de carbono, energia solar, água potável e residências sustentáveis, ampliando os interesses da fundação, que já avança por áreas como aeroespacial, seqüenciamento genômico, saúde em geral e câncer.

O lançamento oficial dos prêmios e o anúncio das regras deverá ser feito em Setembro de 2008.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos