Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Zepelim vai clarear papel da poluição nas mudanças climáticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2012

Zepelim quer clarear papel da poluição nas mudanças climáticas
O zepelim permite fazer estudos em uma plataforma estável, sem vibrações, em todos os níveis, até os 2.000 metros, cobrindo o que os cientistas chamam de "camada mais importante da atmosfera".
[Imagem: Julich]

Camada mais importante da atmosfera

Cientistas europeus estão se preparando para usar zepelins para completar as muitas lacunas existentes no estudo das mudanças climáticas.

"Já sabemos alguma coisa [sobre as mudanças climáticas]. Mas há também muitas coisas que queremos saber, ou que não sabemos o suficiente," afirma o Dr. Mikael Ehn, do Instituto Paul Scherrer, na Suíça.

Embora muito se tenha feito com sensores no solo, balões, aviões e satélites artificiais, nenhum desses métodos cobre com precisão a camada mais importante da atmosfera.

"A camada mais importante da atmosfera são os dois quilômetros inferiores. É aí que vivemos, onde a vegetação está, e é para onde vai a maioria das emissões. A maioria das medições nessa parte da atmosfera normalmente é feita no chão.

"Poderíamos também usar aviões. Mas os aviões voam muito alto e rápido demais. O zepelim move-se lentamente - cerca de 50 km/h - e podemos fazer nossos estudos em uma plataforma estável, sem vibrações, em todos os níveis, até os 2.000 metros," explicou Thomas Mentel, coordenador da equipe.

Influência dos aerossóis

O principal foco da pesquisa é tentar descobrir a relação entre a poluição atmosférica e as mudanças climáticas.

O zepelim está recebendo uma série de equipamentos, a maioria para estudar os aerossóis, minúsculas partículas que flutuam na atmosfera.

Os aerossóis podem ser naturais ou produzidos pelo homem, e estudos indicam que eles influem nos padrões climáticos.

Mas como exatamente isso ocorre é uma questão em aberto.

Zepelim quer clarear papel da poluição nas mudanças climáticas
O laboratório voador já deu aos cientistas informações importantes sobre a calibração dos equipamentos de coleta de dados.
[Imagem: Pegasos]

Um exemplo é o dióxido de enxofre (SO2), tido como um vilão da poluição atmosférica por contribuir para a chamada "chuva ácida".

Várias medidas foram tomadas em várias partes do mundo para reduzir suas concentrações no ar. Contudo, muitas vezes os resultados foram opostos aos esperados.

"O SO2 é também um importante precursor dos aerossóis. Sabemos que os aerossóis afetam a formação das nuvens e por isso eles podem contribuir para o resfriamento da atmosfera. Assim, reduzindo os aerossóis sulfatos, corremos o risco de suprimir um efeito que na verdade funciona contra o aquecimento climático," pondera o Dr. Mentl.

"A maioria das pessoas acha que mudanças climáticas é o mesmo que aquecimento global, mas as mudanças climáticas também podem significar o contrário," completa sua colega Bernadette Rosati.

Ajuste dos equipamentos

Um resultado preliminar importante já obtido com os primeiros testes do zepelim é o entendimento sobre a aferição dos instrumentos, já que eles dão resultados diferentes mesmo nas pequenas variações de altitude do dirigível.

O projeto prevê sobrevoos sobre toda a Europa, cruzando os países nos sentidos norte-sul e sul-norte, em idas e vindas que pretendem cobrir todo o continente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Satélites Artificiais
  • Aviões

Mais tópicos