Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Cientistas criam modulador fotônico de silício com alta velocidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/03/2004

Cientistas criam modulador fotônico de silício com alta velocidade

Cientistas da Intel, a maior fabricante mundial de microprocessadores, anunciaram ter conseguido criar um componente parecido com um transístor, capaz de inserir informações em um feixe de luz, utilizando a tecnologia tradicional de construção de chips de silício. O novo componente é tecnicamente conhecido como modulador fotônico e seu método de fabricação significa que ele poderá vir a ser produzido em larga escala a baixo custo.

Conforme divulgado na revista Nature, os pesquisadores dividiram um feixe de luz em dois à medida em que ele passava através do silício. A seguir eles utilizaram o novo modulador fotônico para acertar um dos dois feixes de luz resultantes com uma carga elétrica, produzindo uma inversão de fase. Quando os dois feixes foram recombinados, a alteração de fase induzida em um de seus "braços" fez com que a luz saindo do chip se ligasse e desligasse em uma freqüência acima de um gigahertz, 50 vezes mais rápido do que já havia sido alcançado utilizando-se silício. Esse padrão liga-desliga da luz pode ser traduzido em termos dos 0s e 1s necessários para se transmitir dados de forma binária.

Até hoje a fabricação em escala comercial de dispositivos óticos é cara e exige materiais exóticos, limitando sua utilização a grandes redes de computadores e telecomunicações. O novo modulador ótico da Intel, ao utilizar silício e ser construído com a tecnologia tradicional de fabricação de chips, poderá ampliar enormemente essa área de aplicação, permitindo que a transmissão de dados à velocidade da luz chegue a praticamente todo o mercado de comunicações e informática.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos