Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tomografia computadorizada procura defeitos em componentes eletrônicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/05/2004

Tomografia computadorizada procura defeitos em componentes eletrônicos

Técnicas de processamento de imagens e visão de máquina são largamente utilizadas para verificação da qualidade de produtos na indústria. Mas eles normalmente verificam apenas a superfície. Em muitos casos, porém, como na indústria eletrônica, pode ser necessário "olhar" dentro dos componentes em busca de possíveis defeitos.

Agora pesquisadores do Instituto Fraunhofer (Alemanha) adaptaram um equipamento que nasceu para aplicações médicas, e mostraram que a tomografia computadorizada pode também ser muito útil em aplicações industriais.

Os pesquisadores desenvolveram uma unidade de tomografia computadorizada portátil, medindo cerca de um metro. O scanner e o processador são alojados em um invólucro de chumbo para evitar a exposição dos trabalhadores à radiação. Somente o teclado e o monitor ficam em contato com o usuário.

O equipamento é capaz de efetuar uma análise rápida, sem contato e não destrutiva da estrutura interna de um objeto, oferecendo um meio eficiente de busca de defeitos invisíveis em componentes eletrônicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Microeletrônica

Mais tópicos