Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Germânio expandido triplica desempenho de chips

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/12/2004

Germânio expandido triplica desempenho de chips

A IBM anunciou o desenvolvimento de uma nova técnica que triplica o desempenho dos transistores utilizados para a construção de chips. O novo processo é compatível com a tecnologia CMOS convencional, o que significa que ela pode ser adotada sem alterações nos processos industriais atuais.

A técnica envolve a criação de uma camada do elemento químico germânio no chamado "canal", o por onde flui a corrente elétrica e que é a porção mais crítica para a operação do transistor.

Os cientistas sabiam há muito tempo que o germânio possui melhor condutividade do que o silício, mas até agora eles não haviam descoberto uma maneira de criar altas concentrações do elemento no interior dos chips.

A indústria e até o público em geral já está acostumado com a construção de chips cada vez mais velozes. Isto sempre foi feito diminuindo-se o tamanho dos transistores, o elemento básico de um microprocessador. O problema é que eles já atingiram uma dimensão tão pequena que a fuga de corrente elétrica passou a ser um problema.

A melhoria das características de condutividade dos transistores é um esforço para combater esse problema. Outro exemplo foi a introdução do silício expandido, que já é atualmente produzido por várias empresas.

O que a IBM fez agora foi criar uma forma de associar o germânio expandido - ainda melhor do que o silício expandido, devido às suas propriedades elétricas - com os chips de silício, sem provocar uma revolução nas técnicas de fabricação, o que poderia inviabilizar a adoção da nova tecnologia.

A indústria está atualmente fabricando chips que possuem estruturas com tamanhos de apenas 90 nanômetros, mas já está se movendo rapidamente para a faixa dos 65 nanômetros. Segundo a IBM, sua nova técnica permitirá que se chegue aos 32 nanômetros. Moore, aquele da "Lei", deve ter dado um suspiro de alívio.

No interior do transistor propriamente dito, a nova técnica da IBM introduz outros benefícios. Por exemplo, a indústria está há bastante tempo procurando soluções para substituir o dióxido de silício (SiO2) por isolantes com alta constante dielétrica, os chamados materiais "high-K" (constante k elevada).

A constante dielétrica, representada pela letra k, mostra a capacidade de um material em reter cargas elétricas. O referencial é o ar, que tem valor 1. O silício possui um valor de 3,9. Todos os materiais que possuem o "k" maior do que 3,9 são considerados "high-k".

Entretanto, a introdução dessa classe especial de elementos isolantes na tecnologia atual do silício não tinha até agora se mostrado viável. As propriedades elétricas do germânio poderão finalmente facilitar sua adoção.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Microeletrônica
  • Semicondutores
  • Miniaturização

Mais tópicos