Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Memória não volátil deve chegar ao mercado em 2005

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2004


Memória magnética

As empresas japonesas Toshiba e NEC anunciaram ontem o desenvolvimento conjunto de uma nova memória de acesso aleatório magneto-resistiva (MRAM), uma tecnologia considerada chave para a criação das novas gerações de equipamentos móveis de alto desempenho.

Esse tipo de memória retém os dados mesmo quando o equipamento é desligado.

O desenvolvimento se baseia em uma nova célula de memória que corta pela metade o consumo de energia durante o processo de escrita, e de uma nova arquitetura MRAM com características de alta velocidade e excelente desempenho.

Os dois avanços permitirão o desenvolvimento de dispositivos de alta densidade baseados na tecnologia magneto-resistiva.

Memória MRAM

A nova arquitetura MRAM se destaca pela rapidez no processo de escrita e leitura, alta densidade e, principalmente, pela não volatilidade, ou seja, ela retém os dados quando a energia é interrompida.

Apesar de seu potencial, as memórias magneto-resistivas até agora consumiam muita energia e eram baseadas em células - as unidades individuais de armazenamento dos dados - muito grandes.

As duas empresas, que trabalham no projeto desde 2002, conseguiram reduzir o consumo de energia criando um novo formato para a junção de tunelamento magnético que armazena a informação. Em vez de retangular, a nova junção possui saliências laterais em arco a partir do seu centro; seu desenho se parece com uma moeda colocada sobre um retângulo comprido.

Com esse novo design, a corrente necessária para a escrita foi reduzida pela metade, além de propiciar a redução no número de erros de escrita, mesmo se houver flutuações nas características de chaveamento de cada célula.

Tipos de memória magnética

A Toshiba e NEC também desenvolveram uma nova arquitetura de célula altamente promissora. As pesquisas até hoje produziram duas propostas básicas para as estruturas das MRAM. A primeira acopla cada célula a um transistor, o que melhora o tempo de leitura, mas aumenta o tamanho da célula.

Na segunda proposta, chamada de estrutura de ponto cruzado, o transistor é retirado de cada célula individual, o que reduz o tamanho da célula, mas aumenta o tempo de leitura e o número de erros, devido à geração de correntes de fuga, que se dirigem para células não desejadas.

A nova MRAM adota um enfoque intermediário. Ela utiliza uma estrutura de ponto cruzado na qual um transistor controla quatro células. Com isto as células têm o mesmo tamanho que as células das memórias DRAM convencionais. E o tempo de leitura ficou em torno de 250 nanossegundos, quatro vezes mais rápido do que as MRAM com a estrutura convencional.

As empresas anunciaram também que esperam desenvolver todos os processos técnicos para produção em escala industrial da nova memória não volátil ainda em 2005.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Microeletrônica
  • Transistores
  • Semicondutores

Mais tópicos