Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Maior tela 3D do mundo usa LEDs e ... bolas de pingue-pongue

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/04/2006

Maior tela 3D do mundo usa LEDs e ... bolas de pingue-pongue

Quando se fala em projetores 3D, logo vem à mente imagens evanescentes, flutuando à frente do usuário, no melhor estilo Guerra nas Estrelas. Mas, quando tiveram que fazer um trabalho para uma feira escolar, estudantes de Engenheria Elétrica da Universidade Delft, Holanda, adotaram um enfoque bem diferente.

Eles construíram a maior tela 3D do mundo, medindo 8 metros de largura, 4 metros de altura por 2 metros de profundidade. Para formar as imagens, foram utilizados 8.000 LEDs, instalados no interior de bolas de pingue-pongue. As bolinhas brancas ampliam o brilho dos LEDs, permitindo a visualização a uma distância maior. Para interconectar os LEDs, foram gastos 4 quilômetros de fios de cobre e 3 quilos de solda eletrônica.

Some-se a isso algumas centenas de metros de canos de alumínio, oito placas de circuito impresso especificamente desenvolvidas para o projeto e está pronta uma verdadeira tela tridimensional.

A tela 3D pode ser utilizada para várias finalidades, entre as quais, brincar de vídeo-games, com jogos como 3D-Snake, 3D-Pong e 3D-Tetris. Ou mostrar mensagens enviadas pelo celular. Esta será sua principal atividade durante a feira, quando os visitantes poderão interagir com a tela 3D e ver suas mensagens mostradas instantaneamente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • LEDs

Mais tópicos