Energia

Fusão nuclear é obtida no interior da Máquina Z

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/05/2003

Fusão nuclear é obtida no interior da Máquina Z

Cientistas dos Laboratórios Sandia (Estados Unidos) anunciaram ter alcançado a geração de um denso e quente plasma que produz nêutrons termonucleares. A experiência foi feita no equipamento chamado Máquina Z. Nêutrons termonucleares são emitidos a partir de reações de fusão nuclear, como as que ocorrem no núcleo do Sol.

Fusão nuclear

A experiência gerou uma reação de fusão atômica no interior de uma pequena cápsula de deutério (foto), que serviu como alvo da Máquina Z. A compressão de plasmas densos em altíssimas temperaturas é um passo essencial para a "ignição", o ponto no qual a fusão nuclear se torna auto-sustentável. A partir desse momento, a fusão começa a produzir energia em quantidade muito superior à que é necessária para gerar a ignição, tornando-a a mais promissora fonte de energia já conhecida pelos cientistas.

A máquina Z é um gigantesco canhão elétrico, que dispara igualmente gigantescos pulsos de eletricidade em intervalos extremamente precisos. O pulso cria um intenso campo magnético que comprime fios de tungstênio em uma espuma cilíndrica, produzindo raios-X. A energia dos raios-X, atingindo a superfície da cápsula-alvo, incrustrada dentro do cilindro, produz uma onda de choque que comprime o deutério dentro da cápsula, fundindo o deutério a ponto de fazê-lo produzir nêutrons.

Tokamaks

Este não é o único método que os cientistas utilizam em sua tentativa de dominar a fusão nuclear. Os "tokomaks" são máquinas que aprisionam o plasma com a utilização de campos magnéticos super fortes. Os cientistas esperam que a compressão do plasma por estes campos magnéticos possa gerar a fusão e mantê-la sob controle. Outro método estudado para a produção da fusão nuclear utiliza intensos feixes de raios laser cuidadosamente focados em um alvo.

Os resultados apresentados pelo experimento, medidos de forma independente por vários equipamentos de espectroscopia de raios-X, mostraram os mesmos valores das previsões teóricas, uma geração da ordem de 10 bilhões de nêutrons.