Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Brasil tem o céu mais azul do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/08/2006

Brasil tem o céu mais azul do mundo

Céu mais azul do mundo

Financiada por uma agência de viagens, a pesquisadora Anya Hohnbaum gastou 72 dias em uma jornada por 20 países, procurando pelo céu mais azul do mundo.

E o vencedor foi: Rio de Janeiro, Brasil, agora cientificamente reconhecido como tendo o céu mais azul do mundo.

A pesquisadora utilizou um espectrômetro portátil, projetado por cientistas do Laboratório Nacional de Física da Inglaterra.

Em cada lugar pesquisado, o aparelho foi apontado para o céu exatamente às 10 horas da manhã, horário local, e na mesma posição com relação ao Sol. O aparelho era recalibrado antes de cada medição.

Colorimetria

Encontrar o lugar que tenha o céu mais azul do mundo pode parecer interessante do ponto de vista de uma agência de viagens, que passa a ter um argumento a mais para vendas.

Mas o assunto é também de grande interesse dos cientistas.

A colorimetria - a ciência que estuda as cores - tem uma ampla variedade de aplicações, desde a análise de imagens de satélite até a avaliação de bebidas, como o vinho e a cerveja.

Em segundo lugar em termos de céu azul, está a Baía das Ilhas, na Nova Zelândia e, em terceiro, a Pedra Ayers, na Austrália. No outro extremo, com o céu mais cinza do mundo, está Cornwall, na Inglaterra.

No site da pesquisa (www.npl.co.uk/blueskies), é possível ver uma imagem comparativa entre os céus dos diversos locais pesquisados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Energia Solar
  • Iluminação

Mais tópicos