Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Como se formam as gotas de chuva?

Agência FAPESP - 08/01/2007

Como se formam as gotas de chuva

Formação das nuvens

Como se formam as gotas de chuva? A pergunta é simples, mas a resposta não.

A questão tem intrigado cientistas como Patrick Chuang, professor de Ciências Planetárias e da Terra da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos.

Na reunião anual da União Geofísica Norte-Americana, Chuang propôs um modelo teórico para a formação de "nuvens quentes", como as responsáveis pelas chuvas de verão.

Segundo o pesquisador, trata-se de um processo muito complexo. A condensação de vapor de água nas nuvens cria gotículas de água de 10 a 20 micrômetros de diâmetro - menores do que a espessura de um fio de cabelo. Essas gotas minúsculas são pequenas demais para cair como chuva, cujas gotas têm cerca de 1 milímetro (mil micrômetros) de diâmetro e são 1 milhão de vezes mais pesadas.

De gotículas a gotas de chuva

Para que as gotículas se transformem em gotas, elas colidem e se agrupam umas com as outras. Quando os cientistas simularam o processo em computadores, gotas de chuva foram criadas entre uma e duas horas depois do início das colisões. No mundo real, o resultado ocorre muito mais rapidamente, em menos de 15 minutos.

Segundo Chuang, gotículas com mais de 55 micrômetros são grandes e pesadas o suficiente para caírem pela nuvem, fundindo-se com outras em alta velocidade. Mas o enigma é como gotículas de 10 a 20 micrômetros se transformam em outras com mais de 55 micrômetros.

A explicação proposta pela equipe de Chuang é uma mistura de dois fatores: aumento da turbulência e um processo promovido quando o ar quente se mistura com a umidade nas extremidades das nuvens. A conclusão foi possível depois de análises feitas a partir de instrumentos instalados em asas de aviões, em voos realizados sobre ilhas do Caribe.

De acordo com Chuang, o estudo pode ajudar na formação de modelos climáticos mais eficientes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Universo e Cosmologia
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos