Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA desenvolve sistema similar ao computador de Jornada nas Estrelas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2004

NASA desenvolve sistema similar ao computador de Jornada nas Estrelas

Tudo o que se sabe sobre as espaçonaves do futuro é que seus computadores desempenharão um papel crucial tanto para o sucesso das viagens quanto para a manutenção da vida dos seus ocupantes. Antevendo essa realidade, engenheiros da NASA estão trabalhando no desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que poderão evoluir para algo semelhante ao computador principal da nave estelar Enterprise, da série Jornada nas Estrelas.

Uma primeira versão das novas ferramentas - coletivamente chamadas de VIB ("Virtual Iron Bird": pássaro de ferro virtual) - deverá estar pronta em junho de 2.006. Um "pássaro de ferro" é um termo de engenharia para um modelo físico de um avião que os projetistas utilizam para testar os sistemas que virão a equipar a aeronave real.

Já o Virtual Iron Bird cria um modelo computadorizado do Pássaro de Ferro, que os engenheiros poderão utilizar para analisar eventos passados ou testar espaçonaves antes mesmo que elas sejam construídas.

Até que a tecnologia evolua e permita a construção de uma nave mais parecida com a Enterprise, as ferramentas serão utilizadas para os ônibus espaciais e para a Estação Espacial Internacional.

NASA desenvolve sistema similar ao computador de Jornada nas Estrelas

[Imagem: ]

"Imagine um engenheiro ou um astronauta que digita uma questão em um computador acerca de uma peça específica da espaçonave," explica David Maluf, um dos idealizadores do projeto VIB. "Não apenas irá aparecer uma imagem 3-D, mas também o sistema irá responder com um desenho CAD da peça e os procedimentos sobre como manuseá-la. Todos os problemas relatados ou associados com aquela peça também serão mostrados."

Hoje os engenheiros precisam capturar informações de uma série de sistemas, geralmente rodando em plataformas diferentes. Já o Pássaro de Ferro poderá mostrar toda a nave, o local onde a peça está instalada e o seu impacto sobre o veículo como um todo.

"O VIB é uma versão inicial do computador principal de Jornada nas Estrelas. O pássaro de ferro virtual - algumas vezes chamado de 'Missão no Disco' - irá incluir o conhecimento total de tudo a respeito de uma espaçonave e será levado na espaçonave", acrescenta Mark Shirley, outro cientista do projeto.

Mas o VIB conterá também ferramentas de diagnóstico. Além de acompanhar todo o funcionamento da espaçonave, verificando a saúde de cada um dos seus componentes, ele será capaz, por exemplo, de detectar fios elétricos que desgastam com o tempo ou peças que necessitam de reparo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Estação Espacial Internacional
  • Simuladores

Mais tópicos