Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

USP quer popularizar o controle de máquinas via Internet

Agência USP - 19/03/2003


Pesquisa desenvolvida no Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (EP) da USP busca tornar mais acessível o controle de máquinas à distância via Internet. Na dissertação de mestrado Supervisão e Controle à Distância de Parâmetros Físicos em Sistema Oceânico, o professor Antônio Gomes de Araújo procura encontrar a melhor forma de disponibilizar a tecnologia do Controlador Lógico Programável (CLP).

"Queremos tornar possível o acesso ao processo de qualquer lugar do mundo, usando toda a estrutura da rede mundial de computadores já existente. Esse é o grande objetivo", resume Araújo que realizou seus estudos sob a orientação do professor Toshiichi Tachibana.

Uma parceria com a empresa Schneider Electric do Brasil possibilitou a montagem do sistema para ensaio utilizando um CLP, que é um equipamento de uso normal em automação industrial. A inovação da pesquisa é o Módulo Servidor de Internet que recebe o nome de Servidor de Internet Embarcado, equipamento responsável por conectar o maquinário à rede.

Com uma conexão simples de Internet é possível acessar o equipamento que se deseja controlar. No ensaio do professor é utilizado um motor que pode ser monitorado, ligado e desligado pelo computador. O motor representa uma máquina ou um esforço gerado por ondas marítimas aplicado à estrutura de um navio por exemplo. Dois sensores, chamados extensômetros, são responsáveis por monitorar e controlar a deformação causada pelo movimento do motor.


Segurança

No Brasil, o equipamento ainda não é utilizado em todo seu potencial, principalmente devido ao receio encontrado quando o assunto é segurança na rede. "Você terá na rede normal trafegando informações de seu processo. Isso causa desconfiança em quem pode utilizar o programa, já que existe o medo de um hacker acessar esses dados", explica o professor.

Entre outros problemas para a implantação dessa tecnologia, de acordo com Araujo, está a demora ocasionada por computadores lentos e conexões ruins de Internet. "Isso leva as empresas a terem a necessidade de investir em uma linha dedicada. Mas a idéia é que isso não seja mais um impedimento e que a tecnologia fique acessível e barata para todos em breve", completa.

O professor explica os benefícios do uso do Módulo de Internet Embarcado: "É possível que um especialista no equipamento possa controlá-lo remotamente e, por telefone, orientar alguém no local para procurar os possíveis problemas, facilitando assim a manutenção." Em engenharia naval é útil, por exemplo, para verificar quanto a estrutura de um navio está sendo deformada. Através de um sensor, um alarme é ativado avisando sobre riscos na estrutura.

O CLP é uma tecnologia que pode ser utilizada para pesquisas submarinas. O equipamento pode, por exemplo, controlar um robô que coleta dados sobre correntes marítimas ou tubulações submarinas e os transmite para um navio. Este envia as informações a um satélite que as disponibilizará.

Para o professor ToshiIchi Tachibana, o importante não são os grandes usuários. "Queremos auxiliar quem tem menos recursos. Hoje, todos têm conexão rápida em casa e o projeto depende dessa capacidade de transmitir informações". Araujo ressalta ainda que o preço não é um problema, pois pode se configurar o equipamento de acordo com as necessidades do usuário. "Pode se escolher os módulos, deixando, por exemplo, apenas o módulo de Internet para monitorar, reduzindo o preço do equipamento", explica. O CLP do professor Araujo funciona há mais de um ano na Internet. Estudos semelhantes são feitos no EUA, Japão e outros, mas o diferencial é que aqui é usado um sistema real e não apenas uma simulação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos