Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Equilíbrio entre consumo e desempenho de computadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/03/2003


"O mundo da computação está se movendo do desktop e da workstation para uma arena de computadores de vestir," prega Sandeep Shukla, que acaba de receber um financiamento de US$400.000,00 para uma pesquisa que visa ajudar a resolver um dos maiores problemas nessa transição. Shukla, professor da Universidade da Virgínia (Estados Unidos), irá utilizar essa nada irrisória quantia para descobrir o equilíbrio ótimo entre potência (consumo de energia) e desempenho dos computadores incorporados.

Computadores incorporados já são utilizados em quase todos os campos da vida moderna. Eles estão presentes em equipamentos sem fio, carros, elevadores, controles de ar-condicionados, semáforos e até em máquinas de lavar e fornos de microondas.

"Alguns especialistas estimam que cada indivíduo em um país desenvolvido pode, sem saber, utilizar mais do que 100 computadores incorporados por dia," afirma Shukla. "Computadores incorporados também constituem a espinha dorsal de nossos sistemas complexos, como controles de missões espaciais, aviônica e sistemas de armamentos."

A maioria dos computadores incorporados são alimentados por baterias recarregáveis. Devido ao limitado espaço nos dispositivos onde devem ser alojadas, geralmente são utilizadas baterias pequenas e de pequena capacidade. "Estes computadores devem funcionar com pouca energia e, ao mesmo tempo, oferecer um nível de desempenho assegurado por um acordo de Qualidade do Serviço que sirva como um padrão da indústria," explicou o pesquisador. "Em certas situações, como no caso de um marca-passos, as baterias devem durar um longo tempo sem a necessidade de substituição."

Há dois fatores críticos quanto ao desempenho de computadores incorporados: velocidade e qualidade do serviço. "Se a energia suprida pela bateria é muito pequena, o desempenho do computador é reduzido. Isto pode afetar a velocidade de um PDA, por exemplo, ou a qualidade do som de um equipamento de música. A questão é se um compromisso entre desempenho e capacidade é razoável para a aplicação de um dispositivo em particular." concluiu ele.

A tendência de se reunir computadores incorporados em uma rede também criou a necessidade de uma pesquisa para o estabelecimento de um balanço ótimo entre desempenho e consumo de energia. Um carro, por exemplo, pode ter uma rede de 15 a 20 computadores incorporados em seu interior. Logo será possível que se entre em uma oficina, e os próprios computadores do carro avisem ao mecânico o que deve ser feito, de uma troca de óleo a uma regulagem da injeção eletrônica.

Outra possibilidade levantada pelo pesquisador é uma estratégia de utilização de telefones celulares. O telefone poderia colocar-se em modo de espera em períodos com menor probabilidade de uso e voltar à condição de 'pronto' quando a chance de seu dono precisar dele for maior. Uma função desta permitiria a redução do gasto de energia ou a adição de novas funções, mantendo-se o mesmo nível de autonomia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Microeletrônica
  • Processadores

Mais tópicos