Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Realidade virtual mais real

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2003

Realidade virtual mais real

O "holodeck" da série Jornada nas Estrelas ainda está bem distante da realidade. Entrar em um ambiente virtual exige um aparato quase de astronauta. Óculos polarizadores em posição, luvas especiais vestidas, entra-se em uma caverna digital, uma sala na qual imagens geradas por computador são projetadas nas paredes. Esta é a forma pela qual os pesquisadores têm trabalhado com mundos virtuais. Pelo menos até agora.

Pesquisadores do Heinrich-Hertz-Institut (Alemanha) colocaram a realidade virtual ao alcance de um computador PC comum. A descoberta fundamentou-se no desenvolvimento de um monitor especial, capaz de mostrar objetos virtuais em altíssima resolução diretamente à frente dos olhos do usuário. O usuário vê o modelo flutuando no ar cerca de vinte centímetros à frente da tela real. Óculos especiais são dispensados, uma vez que a imagem é projetada diretamente nos olhos do observador.

Para criar a impressão de um espaço tridimensional, as imagens são calculadas separadamente de acordo com a perspectiva de visualização dos olhos esquerdo e direito. Estas duas imagens são então projetadas, cada uma no respectivo olho. "Este novo tipo de tela oferece uma visualização quase perfeita de objetos 3D gerados em computador," disse Klaus Schenke, um dos membros da equipe que criou a tela.

Outra vantagem da nova tela é que ela permite que modelos virtuais e ferramentas reais sejam misturadas na mesma imagem, da maneira imperceptível para o usuário. Os pesquisadores utilizam essa propriedade em aplicações de realidade combinada ("mixed-reality"). "Realidade combinada é um ambiente que combina elementos tanto da realidade virtual quanto do mundo real," explica Schenke. Um globo terrestre gerado por computador pode ser rotacionado, simplesmente utilizando-se da mão, sem a necessidade de luvas especiais, como se fosse um globo comum utilizado nas escolas.

Uma câmera filma o movimento das mãos nuas e o computador vai calculando como o globo deve girar. Além de não se necessitar de nenhum aparato, como luvas ou óculos, o sistema pode receber outros acessórios, como um dispositivo de "feedback", que permite ao usuário "sentir" o globo. Ao tocar o globo virtual, sua presença ou "existência" pode ser claramente sentida.

"A realidade combinada abre caminhos completamente novos para se comunicar com os computadores. Ao invés de utilizar mouse e teclado, o computador pode ser operado por movimentos das mãos," disse o cientista.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Telas e Monitores

Mais tópicos