Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

UFSC desenvolve sistema de reconhecimento da face

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2003

UFSC desenvolve sistema de reconhecimento da face

Reconhecer tecnologicamente um ser humano não mais pela assinatura ou impressão digital, mas pelo rosto, imitando a visão. Esta é a proposta do projeto Sistema Ótico de Reconhecimento de Faces Humanas (Sorface), que permitiu o desenvolvimento de um software capaz de calcular o volume da face a partir de uma imagem captada por uma câmera. A face deve receber uma iluminação especial, chamada de luz estruturada. A nova forma de reconhecimento, inédita, é feita através de ferramentas de Inteligência Artificial. O projeto é um dos apresentados pela Universidade Federal de Santa Catarina no Brasiltec 2003, que acontece até amanhã, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Este sistema permite que uma face seja reconhecida em três dimensões, da mesma forma como é percebida pelo olho humano, e não apenas em duas dimensões como fazem os programas computacionais existentes e mesmo a fotografia. "Uma imagem de frente não me permite saber se a pessoa tem o nariz grande ou pequeno, assim como em uma imagem de perfil não dá para saber se o rosto é largo ou fino", explica o professor Jorge Muniz Barreto, coordenador do projeto.

A captação da imagem é feita por uma câmera digital e uma lâmpada com uma espécie de "rede" sobre a fonte luminosa. A sombra da rede projetada sobre a face é deformada conforme o relevo do rosto. A projeção desta rede sobre o objeto, a partir de um ângulo que pode ser bem maior que a distância pupilar, garante uma precisão maior que a do olho humano. "Se o objeto fosse plano, paralelo à rede, obteríamos uma imagem de sombra idêntica à rede. Como a face é volumétrica, essa sombra fica disforme", explica o professor. A partir da sombra das linhas da rede, o computador, através de um algoritmo desenvolvido para esse projeto, resolve cálculos de trigonometria que fornecem o volume do rosto. O reconhecimento é feito em uma fração de segundo.

"A idéia surgiu a partir da observação de um peixinho que vive a mil metros de profundidade e tem uma pequena `lâmpada`, como uma antena, com ranhuras sobre os olhos", conta Barreto. "Como naquela profundidade tudo é muito escuro, é através da sombra projetada que ele percebe se há algum outro animal por perto. Se a sombra ficar deformada, é porque existe volume", complementa.

O projeto foi tese de doutorado de Antonio Carlos Zimmermann, e já foi publicado em duas revistas científicas estrangeiras, nos Estados Unidos e em Cingapura. Esta primeira parte da pesquisa prevê o reconhecimento consentido, ou seja, a pessoa deve desejar ser reconhecida, já que é preciso expor a face para a captura da imagem. Pode ser utilizado, inicialmente, em bancos, por exemplo, em substituição à senha ou assinatura, ou como segurança suplementar para aqueles que desejem acessar a sala de cofres. Já há um banco analisando a nova proposta.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos