Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Disco rígido portátil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/10/2003

Disco rígido portátil

À medida em que a portabilidade das informações torna-se um fator importante, seja para profissionais, principalmente aqueles que lidam com multimídia, ou mesmo para estudantes, que precisam ter seus dados acessíveis tanto em casa quanto na escola, a tecnologia começa a mostrar soluções mais completas. Os discos rígidos em formato de chaveiro ganharam impulso com o lançamento das portas USB, que lhes deram possibilidade de conexão instantânea. Mas eles ainda têm uma alta relação custo/benefício, além de capacidade limitada, principalmente para uso profissional.

Agora, a empresa XiMeta acaba de lançar uma solução maior e mais poderosa, que tira vantagem não apenas da especificação USB 2.0, mas também da conexão de rede a 100 Megabits.

O NetDisk consegue transferir dados a 100 Mbps utilizando o padrão de rede Ethernet, mas pode chegar a 420 Mbps utilizando a porta USB. Além da velocidade de transferência de dados, o equipamento também disponibiliza um espaço de armazenamento para usuário nenhum reclamar. O NetDisk está disponível em versões de 80, 120 e 160 Gb.

O novo disco rígido portátil utiliza a tecnologia proprietária NDAS ("Network Direct Attached Storage"), que permite que um disco rígido seja diretamente conectado à rede ou a um computador individual. O equipamento age como um drive de armazenamento de rede independente e pode ainda ser "empilhado", com várias unidades compondo um sistema de armazenamento maior. Ao ser conectado diretamente a um computador, por sua vez, o drive é imediatamente reconhecido como um drive local.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos