Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novas formas de falar com seu computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2003

Novas formas de falar com seu computador

Imagine pedir seu prato em um restaurante com um simples teclar sobre a mesa, transmitindo seu pedido diretamente para a cozinha. Ou fazer um pedido de mercadorias selecionando suas opções na superfície de uma janela. Embora possa parecer ficção científica, esta poderá ser a forma de interação com os computadores do futuro, graças a uma pesquisa feita na Universidade de Cardiff (Inglaterra).

"A grande maioria de nós se comunica com nossos computadores utilizando interfaces tangíveis, como teclado, mouse, joystick ou tela de toque," afirma o Dr. Ming Yang, coordenador da pesquisa. "Embora sejam comuns, elas têm algumas desvantagens: nós precisamos estar no raio de alcance do computador e a maioria dos dispositivos não apresenta robustez (à água, pressão, calor), o que restringe suas possibilidades de uso. Embora existam sistemas ativados por voz e sistemas de visão para interação com computadores, eles ainda não se consolidaram."

Em uma explícita lembrança da técnica chinesa de movimentos, o novo projeto de pesquisa planeja criar um TAI-CHI, sigla de "Tangible Acoustic Interfaces for Computer Human Interactions" (interfaces acústicas tangíveis para interações do homem com o computador). Os cientistas estão pesquisando como objetos físicos como paredes, janelas e mesas podem ser convertidos em gigantescas telas de toque ("touch-screens"), funcionando como interface entre qualquer computador e seu usuário.

O projeto todo é baseado no princípio de que a interação com qualquer objeto físico produz ondas sonoras no interior do objeto e em sua superfície, incluindo tanto a geração de vibrações acústicas (método passivo), quanto a absorção de energia acústica (método ativo). Visualizando e caracterizando esses padrões acústicos e como eles reagem quando movidos ou tocados, os cientistas esperam desenvolver uma forma totalmente nova de interação do homem com os computadores, transformando virtualmente qualquer objeto em uma interface interativa.

Devido às inúmeras vantagens dessa nova tecnologia, afirmam os cientistas, incluindo a liberdade espacial que ela dá ao usuário, a robustez com que podem ser construídos os dispositivos e a facilidade de acomodação de vários usuários, as interfaces acústicas poderão se tornar um novo paradigma na interação homem-computador.

Embora técnicas de sensoriamento acústico venham sendo usadas há anos em aplicações industriais e militares, nenhuma delas é adequada para as aplicações multimídia visualizadas pelo Tai-Chi. Já existem também alguns produtos comerciais, mas eles têm sua aplicação limitada a superfícies planas de vidro e tem tamanhos limitados. O projeto Tai-Chi espera romper essas limitações.

"Nosso objetivo é tornar essa tecnologia acessível a todos," afirma o Dr. Yang. "Uma vez desenvolvida, as possibilidades de aplicações são inumeráveis."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Realidade Virtual

Mais tópicos