Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Virtualização permite vários sistemas operacionais no mesmo computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2005

Virtualização permite vários sistemas operacionais no mesmo computador

A fabricantes de semicondutores Intel anunciou que cederá sua tecnologia de virtualização ao XenSource, um projeto de código livre destinado a criar uma camada de interfaceamento entre o sistema operacional e o microprocessador. A união de esforços permitirá o lançamento da terceira versão do Xen "hipervisor", uma camada de software que permitirá que múltiplos sistemas operacionais rodem no mesmo computador.

O processo de virtualização é uma tecnologia emergente que promete diminuir a importância do sistema operacional, como o conhecemos hoje. A nova camada de software, ou "hipervisor", se encarregará de se comunicar diretamente com o hardware, uma tarefa hoje embutida no próprio sistema operacional.

O hipervisor apresenta ao sistema operacional uma espécie de visão idealizada do hardware, por meio da qual cada sistema operacional poderá utilizar os recursos presentes em cada computador. Com isto, tanto os sistemas operacionais poderão se tornar programas menores e mais simples, quanto vários deles poderão rodar simultaneamente no mesmo computador, sem os delicados processos de detecção de hardware.

Mesmo sistemas operacionais antigos, não projetados especificamente para a tecnologia de virtualização, poderão rodar sem problemas, utilizando partições isoladas. Desta forma, um único computador poderá funcionar como múltiplos sistemas virtuais.

O Xen 3.0 deverá estar disponível para download a partir da metade deste ano e incluirá suporte para processadores de 64 bits e sistemas SMP ("Symmetric Multi-Processor").

O projeto Xen nasceu na Universidade de Cambridge, tendo se transformado na instituição independente XenSource. O sistema permite que múltiplos sistemas operacionais, rodando simultaneamente, troquem o controle do computador entre si em apenas alguns décimos de milisegundos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Processadores

Mais tópicos