Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Chega ao Brasil linguagem computacional voltado aos negócios

Júlio Bernardes - Agência USP - 04/01/2006


Uma nova linguagem computacional está chegando ao Brasil para unificar dados e informações contábeis e financeiras; é a "eXtensible Business Reporting Language" (XBRL). O Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP participa da implantação do padrão brasileiro de XBRL, que facilitará a regulação da atividade empresarial.

"A tecnologia XBRL surgiu da necessidade de criar um padrão único para os dados e informações das empresas", diz o professor da FEA, Edson Luiz Riccio, coordenador do TECSI. "Com os grandes escândalos contábeis acontecidos nos Estados Unidos, tornou-se importante que os dados sejam acessíveis aos agentes econômicos e órgãos reguladores, para que haja maior controle da sociedade, prevenindo a ocorrência de fraudes."

Com base na linguagem XML, já usada em bancos de dados, o XBRL foi desenvolvido na Europa e Estados Unidos a partir de 1998. "Há um movimento crescente de regulação, que incorpora o conceito de governança corporativa", aponta Riccio. "As empresas obedecem o padrão de tabulação dos dados, que podem ser requisitados e usados em comparação." Na Holanda, o sistema já é usado para controlar o orçamento dos municípios.

O TECSI pesquisa as experiências internacionais de implantação do XBRL e integra o grupo que irá definir os padrões da tecnologia para o Brasil. "O Laboratório já realizou workshops em articulação com o XBRL Institute, dos Estados Unidos, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o Banco Central (BC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco do Brasil (BB)", diz o professor.

O objetivo dos encontros, segundo Riccio, é criar a Jurisdição Brasileira de XBRL e definir características locais do XBRL, que deve se adequar às normas contábeis e legais do País e aos padrões internacionais. "Uma proposta para o sistema deverá ser encaminhada para as empresas através da Bovespa, para ser validada", aponta. "O importante é catalisar o interesse das corporações e do governo, e para isso, vários papers já foram produzidos e dois livros estão sendo lançados pelo TECSI sobre o assunto."

O Laboratório mantém contato com o XBRL Institute (EUA) e pesquisadores de XBRL de todo o mundo, especialmente dos Estados Unidos, Portugal, Espanha, Colômbia e Argentina. "As empresas de informática estão preparando softwares para acesso dos dados em XBRL", destaca Riccio. "O próximo passo será desenvolver uma linguagem unificada para o balanço social das empresas."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Transmissão de Dados
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos