Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Brasileiros são de direita; pelo menos na postura corporal

Marina Almeida - Agência USP - 22/05/2006

Brasileiros são de direita - pelo menos na postura corporal

Mais da metade do povo brasileiro pode ser "torto". Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, que analisou a postura de 115 pessoas, 66% delas apresentaram uma inclinação para o lado direito do corpo.

"Todo mundo é assimétrico, ou seja, apresenta diferença entre o alinhamento do lado direito e do lado esquerdo do corpo, por isso não podemos considerar a simetria total como padrão de normalidade", explica a fisioterapeuta Elizabeth Alves Ferreira.

Em seu estudo de doutorado, Elizabeth propõe um novo padrão de referência de postura para a população brasileira. Ela também participou da elaboração de um software livre e gratuito, de uso acadêmico e clínico, que auxilia na análise da postura, inclinação e equilíbrio dos pacientes.

Elizabeth defende a adoção de um novo padrão na definição do que é considerado desvio e respectiva a necessidade de tratamento. "Não podemos considerar que o normal seja um padrão alcançado apenas por um numero tão pequeno de pessoas", acredita a fisioterapeuta. Entre as pessoas analisadas, apenas 24% têm a altura exatamente igual para os dois lados do corpo.

Software

Juntamente com uma equipe de físicos, Elizabeth trabalhou no desenvolvimento do Software para Avaliação Postural (Sapo), um programa livre e gratuito para auxiliar na análise da postura e equilíbrio do corpo.

O software, que pode servir tanto ao meio clínico quanto ao acadêmico, pode ser acessado pelo site www.sapo.incubadora.fapesp.br. No endereço, links para artigos científicos da área, fóruns de discussão e um tutorial científico para auxiliar na utilização. "Trata-se de uma ferramenta que eu uso no consultório para tratar dos meus pacientes, e no laboratório para pesquisas relacionadas à postura" , conta Elizabeth.

No Sapo há fotos e desenhos para facilitar a localização dos ossos que são usados como pontos de referências para a análise da postura. Para marcá-los o software sugere que sejam usadas bolinhas de isopor que são um recurso simples, de baixo custo, e de fácil aquisição.

Embora qualquer pessoa possa baixar e utilizar o programa, a pesquisadora lembra que é necessário saber localizar corretamente os pontos de referência. Caso contrário, o diagnóstico pode ser prejudicado. Por isso o software tem como principal alvo profissionais da área de saúde como fisioterapeutas, médicos, educadores físicos e outros.

Outro objetivo do projeto é gerar um banco de dados nacional sobre a postura da população brasileira. Essa base de dados será alimentada por meio do próprio software, por algumas pessoas cadastradas previamente. Pretende-se também criar uma padronização dos ângulos e medidas utilizados para as análises posturais, que hoje podem variar de acordo com o profissional. Apesar disso, o software permite que outros ângulos e medidas sejam analisados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Saúde e Reabilitação
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos