Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tela de cristal líquido e biosensor produzidos por automontagem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/12/2004

Tela de cristal líquido e biosensor produzidos por automontagem
Hoogboom construiu uma superfície que é capaz de fazer com que as moléculas de cristal líquido se alinhem.
[Imagem: Johan Hoogboom]

Automontagem

O pesquisador holandês Johan Hoogboom, da Universidade Radboud Nijmegen, desenvolveu uma técnica para construir telas de cristal líquido (LCD) sem a necessidade de uma sala limpa.

A técnica é mais simples e mais barata do que os métodos atuais e se baseia inteiramente no auto-ordenamento de moléculas sobre uma superfície, a automontagem.

Além disso, o químico demonstrou que os seus LCDs podem ser utilizados como uma lente de aumento capaz de tornar uma molécula de DNA visível a olho nu.

Biosensores

Hoogboom construiu uma superfície que é capaz de fazer com que as moléculas de cristal líquido se alinhem. Para isso ele projetou e produziu um composto químico aromático.

Quando esse composto foi aplicado à superfície normalmente utilizada para a produção de LCD, as moléculas se organizaram automaticamente em padrões regulares. Essas superfícies podem então alinhar as moléculas de cristal líquido, a exigência básica para a construção de um LCD.

Não contente, o pesquisador ainda utilizou suas superfícies para criar uma nova geração de biosensores. Hoogboom demonstrou que os cristais líquidos alinhados podem ser utilizados para tornar visíveis enzimas ou certos tipos de DNA, sem a necessidade de qualquer outro equipamento adicional. Esse experimento abre o caminho para uma nova geração de biosensores, os quais poderão analisar materiais ao vivo e de forma direta.

O trabalho foi apresentado por Hoogboom como sua tese de doutoramento, que foi defendida no último dia 15. A pesquisa rendeu ao jovem cientista um convite para uma bolsa de pós-doutoramento no MIT, uma das principais universidades dos Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Sensores
  • Biotecnologia
  • Biochips

Mais tópicos