Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tecidos humanos são criados em laboratório utilizando eletricidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2006

Tecidos humanos são criados em laboratório utilizando eletricidade

Cientistas da Universidade de Manchester, Inglaterra, desenvolveram uma nova técnica para construir tecidos humanos utilizando eletricidade. Campos elétricos aglomeram células em camadas sucessivas, até formar o tecido biológico a partir de células vivas.

A técnica utiliza um fenômeno chamado dieletroforese, o mesmo que foi utilizado no ano passado por pesquisadores norte-americanos para construir uma correia transportadora de células.

"Nós provamos que esta técnica funciona, e criamos algumas estruturas sanguíneas muito simples no laboratório. Se nós pudermos aperfeiçoar esta técnica, então um dia poderá ser possível criar medula óssea artificial fora do corpo ou produzir qualquer tipo sangüíneo," diz o coordenador da pesquisa, Dr. Gerard Markx.

Por enquanto, os tecidos criados têm apenas 200 micrômetros de espessura, ainda muito delgados para uso prático, mas o suficiente para entusiasmar os cientistas com a possibilidade de se criar medula óssea artificial.

O tecido foi construído utilizando-se uma série de lâminas de vidro dotadas de eletrodos. Fazendo uma pequena corrente alternada percorrer os eletrodos, cria- se um campo magnético nas lâminas, que ficam recobertas com uma solução contendo as células.

Os campos elétricos fazem com que as células se movam para a região central das lâminas, entre os eletrodos. Sucessivas operações fazem com que o tecido vá se formando, camada por camada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Biotecnologia

Mais tópicos