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Materiais Avançados

Capacete de ciclista mantém aerodinâmica e temperatura interna

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2006

Capacete de ciclista mantém aerodinâmica e temperatura interna

Uma boa aerodinâmica é essencial nas corridas de bicicleta, como em todas as provas de velocidade. E a cabeça do ciclista, cortando o vento, é um elemento fundamental nessa aerodinâmica. O problema é que os capacetes atuais forçam o atleta a ficar em uma posição extremamente desconfortável, aumentando o seu cansaço e prejudicando o seu rendimento.

Agora, cientistas do Instituto Fraunhofer, Alemanha, construíram um novo capacete que, além de possuir uma excelente aerodinâmica e deixar os músculos do pescoço do ciclista mais relaxados, ainda incorpora um sistema ativo de resfriamento que evita o acúmulo de calor.

Os capacetes atuais forçam os ciclistas a manterem a cabeça em uma posição fixa, já que uma fração de segundo pode decidir a corrida. Se ele baixar a cabeça para dar uma relaxada no pescoço, ele cria turbulência que diminui sua velocidade. E, como o vento tem o efeito de freio, os capacetes não podem capturar ar para resfriar a cabeça do atleta, sob pena de diminuir sua velocidade.

É aí que entra o novo capacete, batizado de Movaero. "Ele realmente consiste de dois capacetes, um dentro do outro: um capacete protetor e uma capa aerodinâmica," explica o engenheiro Christian Hart. A capa externa é presa à roupa do ciclista por meio de um elástico. Seu o ciclista baixar a cabeça para descansar o pescoço, a parte protetora interna do capacete acompanha seu movimento, mas a parte aerodinâmica externa continua em sua posição, evitando a geração de turbulência e a perda de preciosos milissegundos.

Outra adição interessante é o sistema ativo de refrigeração. "Nós integramos um sistema de refrigeração ativo construído com materiais de mudança de fase," explica Hart. Materiais desse tipo mudam seu estado físico de sólido para líquido dependendo da temperatura, evitando o acúmulo de calor. O efeito é bastante familiar, podendo ser visto quando cubos de gelo são colocados em um copo com água. Embora seja aquecida, a água congelada mantém a temperatura de 0º C até que todo o gelo tenha derretido.

O mesmo princípio se aplica ao capacete de corridas. Se a temperatura da cabeça do ciclista aumenta, o material no interior do capacete se liqüefaz e absorve o calor. A temperatura se mantém constante até que todas as moléculas passem para o estado líquido.

O instituto não anunciou quando o novo capacete chegará ao mercado, já que a tecnologia ainda está em processo de licenciamento.

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