Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Materiais sólidos porosos são capazes de respirar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/04/2007

Materiais sólidos porosos são capazes de respirar

O fenômeno da respiração é normalmente associado com a vida. Ele é caracterizado por uma variação reversível no volume de um órgão, sob o efeito de um estímulo - injeção de um gás, aumento de pressão, temperatura etc. Nossos pulmões, por exemplo, têm seu volume expandido em 40% quando inspiramos o ar.

Sólidos que respiram

Agora, cientistas da Universidade de Versailles, França, descobriram uma nova família de materiais sólidos que aumenta de volume quando absorve líquidos. O aumento de volume pode chegar a três vezes o volume inicial do material. E é reversível, ou seja, o sólido "inspira" e "expira", retornando ao seu formato original quando o líquido é expulso de seu interior.

Materiais orgânicos são bem conhecidos pela sua flexibilidade, ao passo que os materiais inorgânicos são comumente associados com uma estrutura rígida. Os cientistas franceses combinaram os dois, gerando um material híbrido, formado por moléculas orgânicas e inorgânicas.

Material cristalino

O que mais impressionou foi a capacidade de expansão desse material híbrido. Dependendo da sua porção orgânica, a expansão do "sólido que respira" pode chegar a 300 por cento.

A base desse novo material é um composto chamado dicarboxilato metálico trivalente. Alguns polímeros também apresentam uma capacidade significativa de absorção de líquidos, mas os novos sólidos porosos são cristalinos. Ao contrário dos polímeros, eles não apresentam quebras de sua estrutura atômica quando absorvem líquidos.

Aplicações

Os novos sólidos absorvedores de líquidos estão longe de serem apenas uma curiosidade científica. Eles são seletivos em relação aos líquidos que absorvem, o que os tornam de grande interesse na indústria química, principalmente em processos de separação.

Outra aplicação promissora é o armazenamento de hidrogênio, um gás combustível extremamente promissor, mas cujo armazenamento em recipientes sob pressão é inviável.

Bibliografia:

Artigo: Role of Solvent-Host Interactions That Lead to Very Large Swelling of Hybrid Frameworks
Autores: C. Serre, C. Mellot-Draznieks, S. Surblé, N. Audebrand, Y. Filinchuk, G. Férey
Revista: Science
Data: March 30, 2007
Vol.: Vol. 315. no. 5820, pp. 1828 - 1831
DOI: 10.1126/science.1137975
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Polímeros
  • Metais e Ligas
  • Cerâmicas

Mais tópicos