Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo revestimento evita que produtos grudem nas embalagens

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/09/2007

Revestimento evita que produtos grudem nas embalagens

Tem gente que nunca desiste da última gota do catchup. Vale de tudo, desde deixar a embalagem de cabeça para baixo na geladeira, até um sacudir e chacoalhar o vidro de fazer inveja a muito freqüentador de academia. "Coisa de pobre," diria o Caco Antibes. Talvez, mas o fato é que até 20% do conteúdo vai para o lixo porque simplesmente se recusa a sair da embalagem.

Não gruda na embalagem

Esse desperdício - e a ginástica forçada também - agora estão com seus dias contados. Pesquisadores alemães criaram uma nova garrafa com um revestimento que impede que o catchup - e quaisquer outros tipos de molhos e líquidos - grudem nas paredes.

A idéia da pesquisa surgiu não porque as cientistas pertencessem à classe dos muquiranas, mas justamente pela dificuldade que o setor de reciclagem está tendo com as embalagens contendo muitos resíduos. "Os restos primeiro têm que ser removidos da embalagem, o que é caro, demorado e utiliza uma grande quantidade de água," explica a Dra.Cornelia Stramm, do Instituto Fraunhofer.

Película de revestimento

Para evitar que os líquidos grudem nas paredes das embalagens, os pesquisadores desenvolveram uma película especial, medindo apenas 20 nanômetros de espessura - mais fino do que uma camada de tinta. A película é aplicada por meio de uma descarga de plasma - o mesmo processo físico que acontece no interior das lâmpadas fluorescentes.

"Nós introduzimos gases em uma câmara de vácuo e os acendemos com a aplicação de uma voltagem. Nós podemos aplicar diferentes coberturas com propriedades definidas sobre a superfície da embalagem, dependendo das proporções de elétrons, íons, nêutrons e fótons presentes na luminosa mistura de gases," explica outra participante do trabalho, Dra. Michaela Müller.

Agora as cientistas vão otimizar o processo de cobertura, para que o método possa ser aplicado em escala industrial, assim como se certificar de que os diversos revestimentos não interferem com as propriedades dos produtos armazenados.

Tríplice lavagem

O problema dos resíduos de produtos no interior das embalagens é ainda mais sério quando se trata de produtos químicos, principalmente defensivos agrícolas e pesticidas.

Antes de descartar a embalagem, e imediatamente após o uso, os agricultores devem executar um procedimento chamado tríplice lavagem, que consiste em lavar três vezes a embalagem, em um processo que exige um sacudir prá lá e prá cá de fazer inveja à turma do vidro de catchup.

Os novos revestimentos, quando disponíveis comercialmente, poderão eliminar de vez os resíduos tóxicos que, dentro da embalagem ou dissolvidos na água utilizada na lavagem, acabam voltando ao meio ambiente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Polímeros
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos