Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nova lente esculpe a luz e cria um foco perfeito

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/07/2007

Nova lente esculpe a luz e cria um foco perfeito

A quantidade de dados que se pode armazenar em um DVD ou em qualquer outro tipo de mídia óptica é limitada pelo número de bits que se pode escrever no disco. O que significa que, quanto menor o bit, mais deles poderão ser gravados no mesmo disco, que terá maior capacidade. O problema é que não é fácil encolher um bit.

Foco perfeito

Há uma limitação crucial no tamanho mínimo de cada bit: o comprimento da onda de luz que será responsável por escrever e ler esse bit. Quanto menor o comprimento de onda, menor poderá ser o bit. Agora, cientistas da Universidade de Michigan, Estados Unidos, descobriram como eliminar essa limitação.

A equipe do Dr. Roberto Merlin descobriu uma técnica que permitirá concentrar as ondas eletromagnéticas no menor ponto possível - é algo como o foco perfeito. Quando a nova tecnologia estiver totalmente desenvolvida, os discos ópticos poderão armazenar milhares de vezes mais dados. Além de poder utilizar ondas eletromagnéticas fora da faixa do espectro visível.

Luz ultra-focalizada

Segundo os cálculos dos cientistas, um disco óptico poderá funcionar com radiação na faixa dos terahertz - que possuem comprimentos de onda cerca de 1.000 vezes maiores do que os da luz visível - e ainda assim guardarem centenas de vezes mais dados do que os atuais.

Mas há outras aplicações para a luz ultra-focalizada. Afinal, foi a manipulação das ondas de luz - ou radiação eletromagnética, - que originou inúmeras tecnologias, das câmeras digitais e raios lasers até os sistemas de imageamento médico que revolucionaram os exames clínicos. Além dos campos tradicionais da óptica e da fotônica, a nanolitografia, sensores sem contato e manipulação de nanoestruturas são exemplos de campos emergentes que serão beneficiadas.

Nova lente redesenha a luz

A tecnologia foi descoberta utilizando modelos matemáticos, que comprovaram que é possível remover a limitação do comprimento de onda. O protótipo de equipamento de ultra-focalização das ondas eletromagnéticas terá a aparência de um disco, no qual são criadas inúmeras nano-lentes em padrões especiais.

À medida em que as ondas passam pelas lentes, a luz como que é "esculpida" em diversos formatos e tamanhos. Ou seja, o novo conjunto de lentes não vai curvar a luz, como acontece com as lentes convencionais, ela vai redesenhar a onda. A construção do protótipo está sendo coordenada pelo colega de Merlin, Dr. Anthony Grbic.

Bibliografia:

Artigo: Radiationless Electromagnetic Interference: Evanescent-Field Lenses and Perfect Focusing
Autores: Roberto Merlin, Anthony Grbic
Revista: Science Express
Data: July 12, 2007
DOI: 10.1126/science.1143884
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Armazenamento de Dados
  • Microscópios
  • Telescópios

Mais tópicos