Nanotecnologia

Computador biológico usa moléculas para calcular e apresenta resultados de forma vísivel

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2007

Cientistas do Instituto Technion, de Israel, desenvolveram um computador biológico. Esta é a primeira vez que se consegue realizar um cálculo computacional molecular e apresentar o resultado de forma visível.

Computador molecular

Um computador é essencialmente um equipamento formado por quatro estruturas básicas: o hardware, o software, os dados de entrada e os dados de saída, ou seja, os resultados. Os computadores atuais são máquinas cujas entradas e saídas são expressas na forma de sinais eletrônicos. O software também está codificado na forma de sinais eletrônicos, enquanto o hardware é um conjunto de fios e dispositivos semicondutores.

Computador biológico usa moléculas para fazer cálculos

Em contraposição aos computadores eletrônicos, há máquinas de computação nos quais todos os quatro componentes não são nada além do que moléculas," explica o professor Ehud Keinan. Na verdade, todos os sistemas biológicos, inclusive os seres vivos inteiros, são máquinas computacionais assim.

"Cada um de nós tem um computador biomolecular, ou seja, uma máquina na qual todos os quatro componentes são moléculas 'falando' entre si de forma lógica. O hardware e o software são complexas moléculas biológicas que se ativam mutuamente para executar algum trabalho químico predeterminado. A entrada é uma molécula que sofreu mudanças específicas, predeterminadas, seguindo um conjunto específico de regras (o software) e o resultado desse processo computacional químico, a saída, é outra molécula bem definida," resume o pesquisador.

Interface computador-organismos vivos

O computador molecular que a equipe do Dr. Keinan construiu é bem mais simples do que um organismo vivo completo. O biocomputador é composto inteiramente de moléculas de DNA e enzimas, sendo capaz de gerar um fenômeno biológico cuja saída é a alteração da cor de um organismo vivo, neste caso a cor de uma colônia de bactérias.

Outros pesquisadores já haviam demonstrado antes que os biocomputadores moleculares poderão revolucionar a Medicina no futuro. Ninguém espera que os biocomputadores venham um dia concorrer em velocidade com os computadores eletrônicos. Sua grande vantagem reside na sua capacidade de interação com outros sistemas biológicos e até mesmo com organismos vivos.

Como todos os componentes dos computadores moleculares, aí incluídos o hardware e o software, como explicou o Dr. Keinan, são moléculas interagindo entre si, não há necessidade de se criar interfaces para que esses equipamentos possam atuar em conjunto com organismos biológicos.

Artigo: A Programmable Biomolecular Computing Machine with Bacterial Phenotype Output