Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Limpeza de eletrodos resolve problema da solda automotiva em alumínio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/10/2006

Limpeza de eletrodos resolve problema da solda automotiva em alumínio

Pesquisadores da Universidade de Warwick, Inglaterra, trabalhando em conjunto com engenheiros de várias empresas privadas, conseguiram atingir um recorde mundial na solda em alumínio e resolver um problema que vinha inibindo o uso mais disseminado do metal na indústria automobilística.

Eles alcançaram 50.000 soldas em folhas de alumínio automotivo utilizando um único conjunto de eletrodos de cobre. A aplicação das soldas foi feita utilizando-se um robô industrial padrão da indústria automobilística.

A solda a ponto é o processo mais utilizado na indústria automobilística para unir peças de aço. Mas a pequena vida útil dos eletrodos tem impedido a utilização desta técnica quando se trata de soldas em alumínio.

A solução não poderia ser mais simples: os engenheiros utilizaram uma roda abrasiva, que limpa os eletrodos nos minúsculos intervalos entre uma solda e outra.

O estudo também desenvolveu um método de detecção automática do perfil dos eletrodos, indicando quando eles devem sofrer manutenção e quando devem ser substituídos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Soldagem
  • Tecnologia Automotiva
  • Metais e Ligas

Mais tópicos