Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô biomecânico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/11/2002

Robô biomecânico

Cientistas canadenses construíram o primeiro robô projetado especificamente para o estudo dos ossos e articulações humanas. Suas aplicações incluem o desenvolvimento de próteses e órteses, dispositivos para implantes médicos e o projeto de equipamentos esportivos.

O robô, que havia sido demonstrado no Congresso Mundial de Biomecânica, realizado em Agosto no Canadá, agora está disponível comercialmente.

Robôs já são largamente utilizados em ambientes industriais. Mas o Hypermotion é um dos primeiros robôs desenvolvidos especificamente para o estudo do corpo humano. E é o primeiro disponível comercialmente. Os robôs oferecem grandes vantagens no estudo dos movimentos do corpo humano por causa de sua repetibilidade, flexibilidade de movimento e da possibilidade de reprogramação.

O Hypermotion é um sistema avançado de análise e teste biomecânico que oferece uma inigualável capacidade de simulação dos movimentos humanos, permitindo o estudo direto das forças de contato nos ossos e juntas. O sistema é formado pelo robô propriamente dito, por um controlador, software de controle e suporte para fixação de amostra de teste.

Os dados capturados pelo robô, simulando movimentos e cargas sobre ossos e juntas, são utilizados para a construção de modelos simulados. Essas simulações podem então ser aplicadas no desenvolvimento de produtos esportivos com máxima eficiência e mínimo risco de lesões, além de maior desempenho do esportista e maior durabilidade do equipamento.

O robô pode ser utilizado para testar impactos sobre os ossos humanos até dez vezes maiores do que o peso do corpo humano. Esta capacidade é necessária para o estudo de efeitos de atividades como a corrida e o salto. Ele foi construído com robusteza suficiente para ter total estabilidade em testes de longa duração.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos