Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Estudante construiu robô que faz origami

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/05/2004

Estudante construiu robô que faz origami

Devin Balkcom, estudante de doutoramento na Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos), deparou-se com um verdadeiro desafio ao se propor a criar o primeiro robô do mundo capaz de construir origamis. Origami é uma arte milenar japonesa que consiste na construção de objetos dobrando-se pedaços de papel.

À primeira vista, as dobraduras japonesas parecem ser extremamente simples de se fazer. "É algo que nós humanos podemos fazer bem, mas nós não entendemos os detalhes mecânicos. Como uma criança de cinco anos de idade pode aprender a dobrar origamis, nós consideramos que é um processo simples, mas os movimentos que ele requer são muito complexos," aplixa Balkcom.

O projeto de tese de Balkcom utiliza a cinemática, o estudo dos mecanismos, para determinar como os movimento de dobrar são feitos e como o papel pode ser considerado um material tanto flexível quanto rígido, dependendo da circunstância.

Robôs industriais são construídos para trabalhar com materiais rígidos. Afora a dificuldade das dobraduras, apenas o fato de trabalhar com o papel é um desafio, já que ele é flexível, pelo menos no início do processo.

O robô construtor de origamis de Balkcom utiliza um braço mecânico industrial, adquirido no mercado. O robô utiliza um pequeno "copo" de sucção conectado ao braço mecânico para pegar o papel, girá-lo e colocá-lo sobre um canal estreito na mesa de trabalho. Então uma régua é abaixada e pressiona o papel no interior do canal para criar uma dobra.

Apesar dos "insights" que o estudante afirma estar tendo a respeito de como o "mecanismo-homem" funciona, principalmente no tocante à possibilidade de reprodução de gestos humanos por um robô, o método que ele conseguiu automatizar ainda é muito menos preciso do que aquele feito por uma pessoa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Imagens 3-D
  • Design

Mais tópicos