Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô substituirá astronautas em caminhadas espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/07/2007

Robô substituirá astronautas em caminhadas espaciais
Os braços do Eurobot têm as dimensões de um braço humano, mas são muito mais forte e versáteis, graças às sete juntas existentes em cada um.
[Imagem: ESA]

As caminhadas espaciais dos astronautas, além de produzir belas imagens, são uma bela demonstração do índice de tecnologia alcançado pela exploração espacial.

Mas elas têm outro lado: são caras, consumindo dias inteiros de quase toda a tripulação; e forçam os astronautas a fazerem tarefas pouco significativas, como soltar e apertar parafusos ou cachoalhar painéis solares emperrados.

Robô espacial

É por isso que a Agência Espacial Européia está desenvolvendo o Eurobot, um robô espacial de três braços que poderá fazer de forma contínua e incansável todo o trabalho externo da Estação Espacial Internacional.

O Eurobot terminou nesta semana, com sucesso total, a primeira seção de testes em ambiente aquático, que simula a ausência de gravidade.

A Estação Espacial Internacional já conta um braço robótico, o CanadArm. Mas o Eurobot é muito mais flexível, já que seus braços funcionam também como pernas, permitindo-o caminhar com desenvoltura por superfícies irregulares.

Cada uma das mãos do robô espacial vai agarrando alternadamente onde quer que haja apoio, como fazem os astronautas hoje quando trabalham no exterior da Estação.

Braços robóticos

Os braços do Eurobot têm as dimensões de um braço humano, mas são muito mais forte e versáteis, graças às sete juntas existentes em cada um.

O protótipo que acaba de passar nos testes tem apenas um tipo de "mão", uma espécie de garra. Já o modelo final, que deverá ser enviado ao espaço, terá quatro tipos intercambiáveis de mão, cada um adequado a um tipo de tarefa.

Junto ao punho de cada braço há também uma câmera capaz de movimentar-se 360º, permitindo um monitoramento contínuo de todo o local de trabalho do robô espacial.

Ainda não há data marcada para que o Eurobot seja enviado para a Estação Espacial Internacional. Mas suas primeiras missões deverão ser conjuntas, com o robô servindo como auxiliar dos astronautas durantes as caminhadas espaciais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Exploração Espacial

Mais tópicos