Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tire a foto primeiro e deixe o foco para depois

Celeste Biever - New Scientist - 16/11/2005


Fotografias borradas podem ser coisas do passado, graças ao desenvolvimento de uma câmera digital que refocaliza a foto mesmo depois que a foto já foi tirada.

Tire a foto primeiro e deixe o foco para depois

A câmera poderá ser útil para fotos de ação, como aquelas tiradas em eventos esportivos ou para circuitos internos de segurança, que geralmente produzem fotos ruins devido às baixas condições de iluminação.

Em uma câmera digital normal, um sensor localizado sob a lente registra o nível de luz que atinge cada pixel em sua superfície. Se os raios de luz que atingem o sensor não estiverem em foco, a imagem irá aparecer borrada.

Agora, Pat Hanrahan e sua equipe, da Universidade de Stanford, Estados Unidos, descobriu como ajustar os raios de luz mesmo depois que eles já atingiram a câmera. Os pesquisadores inseriram uma "folha" com 90.000 lentes, cada uma medindo apenas 125 micrômetros de largura, entre a lente principal da câmera e o sensor de imagens. O ângulo dos raios de luz que atingem cada microlente é gravado, assim como a quantidade de luz trazido por cada um desses raios.

Um programa pode então ser utilizado para ajustar esses valores para cada microlente, a fim de reconstruir a imagem como ela ficaria se tivesse sido adequadamente focalizada. Isto significa também que qualquer parte da imagem pode ser refocada - e não apenas o objeto central da imagem.

Acompanhando os raios desta forma, elimina-se o desequilíbrio convencional entre o tamanho da abertura, que controla a quantidade de luz que entra na câmera, e a profundidade de campo. Se a luz é fraca, uma grande abertura irá permitir que entre na câmera luz suficiente para formar uma imagem clara, mas as leis da óptica ditam que apenas uma fatia mais estreita do mundo na frente da câmera estará em foco.

O sistema de Hanrahan poderá ser particularmente útil para câmeras de vigilância, que devem funcionar à noite, mas que também precisam focalizar objetos a diferentes distâncias da câmera.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Microscópios
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos