Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Imagens digitais com multiresolução serão apoio da Medicina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/11/2003


A tese de doutoramento em matemática da espanhola Gemma Piella promete dar um novo impulso ao tratamento de imagens digitais, gerando o que se pode chamar de multiresolução. Com o método que a pesquisadora desenvolveu, é possível tratar-se uma imagem de forma a tornar visíveis muito mais detalhes: a imagem final permite tanto a visualização da floresta quanto das árvores, explica a cientista, numa analogia que mostra o potencial de sua técnica.

Piella também utilizou sua técnica para combinar diferentes imagens do mesmo objeto em uma imagem única, mais detalhada. Isto é importante, por exemplo, na Medicina, onde diferentes técnicas são utilizadas para a visualização de diferentes aspectos do corpo humano. Por exemplo, combinando-se a imagem de uma tomografia computadorizada com outra gerada por ressonância magnética, obtém-se uma imagem na qual ficam visíveis tanto os tecidos do cérebro quanto os ossos.

A pesquisadora utilizou uma teoria bastante recente, conhecida como "wavelets", algo como ondeletes. Ao contrário de um seno, os desvios para cima e para baixo de cada uma das pequenas ondas representativas de uma imagem digital somente são registradas em intervalos muito curtos e cada um dos picos e vales têm diferentes alturas e larguras. Estas características permitem que uma única operação possa tornar visíveis objetos tanto grandes quanto pequenos. Isto é o que faz com que a imagem gerada a partir da nova técnica permite "ver tanto as árvores quanto a floresta".

Uma cena somente pode ser totalmente entendida se olhada em vários níveis. Por exemplo, ao se olhar uma floresta a uma grande distância, a primeira impressão é de se estar olhando apenas para uma superfície verde. Chegando mais perto, pode-se ver as árvores. Mais perto ainda será possível ver as folhas e os troncos. Logo, a quantidade de informação que se pode retirar de uma imagem depende do nível a partir do qual se olha para a imagem. A nova técnica de multiresolução desenvolvida por Piella gera todos os detalhes de cada um dos níveis da imagens, tornando-os visíveis ao mesmo tempo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos