Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Criado o menor robô do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001

Criado o menor robô do mundo
Protótipo do micro-robô de lagartas.
[Imagem: Randy Montoya/Sandia]

Micro-robô

Pesquisadores dos Laboratórios Sandia, do Departamento de Energia dos Estados Unidos criaram um robô autônomo do tamanho de uma moeda. Pesando 28 gramas e medindo 4 centímetros cúbicos, o robô é equipado com câmera de vídeo, microfone e sensor químico.

A pesquisa objetiva a construção de um time de micro-robôs, capazes de entrar em qualquer lugar, comunicando-se entre si e com uma central de controle. A busca por sobreviventes em acidentes e terremotos, ou a revisão de cabeamentos em dutos será muito mais eficiente com um time desses. .

O protótipo construído está equipado para procurar vazamentos em fábricas que utilizam produtos químicos. Em caso de acidentes, a simples presença de seres humanos poderia ser trágica. Mas, munido de um sensor químico, o micro-robô poderá inspecionar dutos e equipamentos, detectando vazamentos antes que eles produzam vítimas ou prejuízos materiais.

A substituição de rodas por lagartas, semelhantes às usadas em tanques de guerra, deu ao robô maior mobilidade, permitindo que ele se movimente em superfícies irregulares, como o carpete de uma sala ou o interior liso de um cano. Ele pode ainda atingir velocidades bem maiores que seus antecessores. Sua autonomia só é limitada pela durabilidade das baterias.

Os pesquisadores trabalham agora na melhoria da "inteligência" do robô, que possui como "cérebro" um processador ROM (somente-leitura) de 8 Kbytes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Robôs
  • Miniaturização
  • Microeletrônica

Mais tópicos