Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

LED de silício. Finalmente?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001

LED de silício. Finalmente

Silício e elétrons

O pesquisador britânico Kevin Homewood, da Universidade de Surrey (Inglaterra), anunciou a construção de um protótipo de LED (Light Emitting Diode - diodo emissor de luz) de silício.

Esse componente representa um elo perdido entre a microeletrônica atual, responsável pela construção de todos os "chips" conhecidos e a transmissão óptica de dados.

O silício é a escolha certa quando o negócio é lidar com elétrons; e os elétrons são a base dos diodos e transistores que fizeram a revolução tecnológica atual. "Chips" ou microprocessadores nada mais são que um conjunto de milhares e até milhões de transistores, miniaturizados numa única pastilha.

Mas nada é para sempre.

A busca quase insana por maior poder de computação, por chips menores e mais rápidos, está levando os cientistas a voltarem sua atenção para os fótons, os elementos básicos de um feixe de luz.

Silício e fótons

Elétrons necessitam de fios e cabos de cobre ou alumínio para serem transportados.

Fótons necessitam de fibras ópticas para carregarem informações de um lado para o outro. A vantagem das fibras ópticas é que elas podem conduzir um volume de dados infinitamente maior do que um fio de cobre da mesma espessura.

Mas, até o momento, os microprocessadores não se integram com as fibras ópticas. É necessário que se construam dispositivos que façam a conversão entre os elétrons e os fótons.

Esses dispositivos unem os "chips" às fibras ópticas. São componentes híbridos, chamados opto-eletrônicos, que acabam representando um gargalo na velocidade final do processamento e um empecilho à miniaturização.

É como colocar um pedágio com uma única cabine para cada faixa da estrada: o congestionamento será inevitável.

LEDs de silício

A solução ideal para o problema seria a construção de um LED de silício.

Sendo feito do mesmo material que o restante do microprocessador, não haveria a necessidade dos conversores opto-eletrônicos. O LED poderia ser embutido no "chip" no mesmo processo de fabricação.

Mas os esforços para fazer o silício deixar seu jeitão acinzentado não vinham sendo muito frutíferos. Ele se recusava a brilhar, apesar de todos os esforços dos cientistas.

Até agora.

O elo perdido foi encontrado justamente em outro ramo da tecnologia que promete revolucionar inúmeras áreas da indústria: a nanotecnologia.

O que o Dr. Kevin descobriu foi que, ao se reduzir o silício a nanocristais, partículas de poucos milionésimos de milímetro de tamanho, as propriedades físicas que impedem o silício de brilhar são alteradas.

E o tímido semicondutor passa a emitir luz quando submetido à passagem de uma corrente elétrica.

Esponjas de silício

Outras experiências já haviam considerado os nanocristais.

Mas as pequenas partículas de silício eram arranjadas em cima de um substrato isolante. Fazê-las ficar exatamente lado a lado, ou aresta com aresta, não é uma tarefa fácil.

O resultado é que os elétrons acabavam em becos sem saída, interrompendo a transmissão elétrica. Sem a corrente, não havia luz.

O que o Dr. Kevin e sua equipe fizeram foi construir um emaranhado de nanocristais utilizando apenas silício, sem a utilização do substrato isolante. A partícula original de silício foi submetida a banhos químicos que a transformaram numa espécie de esponja. Desta forma, os nanocristais estão sempre em contato com outros nanocristais, transportando os elétrons e, o que mais interessa, emitindo fótons.

Os pesquisadores partem agora para o aprimoramento do protótipo, com o objetivo de construir componentes com a qualidade necessária à indústria.

As dificuldades a serem agora enfrentadas estão na fabricação de "esponjas" de silício com maior índice de perfeição, sem quaisquer interrupções entre os nanocristais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Semicondutores
  • Nanopartículas
  • Iluminação

Mais tópicos