Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Água feita pelo homem tem química diferente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2008

Água feita pelo homem tem química diferente
Planta de dessalinização por osmose reversa, na Espanha.
[Imagem: Wikipedia/James Grellier]

Em várias regiões do mundo, a dessalinização da água do mar ou de águas salobras extraídas do subsolo é a única alternativa para o suprimento de água potável para a população.

Dessalinização da água

E é praticamente uma unanimidade entre os especialistas que essa alternativa deverá ser cada vez mais usada, à medida que a população aumenta e cresce a pressão sobre os recursos naturais. Estima-se que a capacidade global de dessalinização irá dobrar até 2015.

O Oriente Médio, o norte da África, o oeste dos Estados Unidos e a Ásia Central são apontadas como as regiões onde a tecnologia de osmose reversa deverá ser cada vez mais utilizada para a produção daquilo que os cientistas estão chamando de "água feita pelo homem."

Alterações na química e na ecologia dos aqüíferos

Este, contudo, não é um processo tão ambientalmente neutro quanto possa parecer. É o que afirma um grupo internacional de cientistas, em um novo estudo que acaba de ser publicado.

"A água que foi dessalinizada por meio de osmose reversa contém uma composição única que induz a alterações na química e na ecologia dos aqüíferos e dos sistemas de água natural onde ela entra," diz o coordenador do estudo, professor Avner Vengosh, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

A pesquisa detalha a assinatura química da água dessalinizada, permitindo o acompanhamento de elementos nela presentes, como boro, alumínio, estrôncio, oxigênio e hidrogênio. O problema pode ganhar aspectos mais graves em regiões muito dependentes da dessalinização, onde esta água artificial poderá substituir completamente a área natural no ambiente.

Rastreamento da água

Mais do que emitir alertas, os pesquisadores trabalharam para desenvolver uma técnica que permitirá o rastreamento da água até sua fonte. Como cada usina de dessalinização produz água com uma assinatura isotópica distinta, será possível, a partir de um vazamento, por exemplo, chegar até a usina de dessalinização onde ela foi produzida.

Com isto será possível corrigir mais rapidamente problemas como vazamentos em tubulações e fazer correções nas plantas de dessalinização, principalmente para ajustar a composição da água utilizada para irrigação, que vai direto para o meio ambiente.

Bibliografia:

Artigo: Isotope and Ion Selectivity in Reverse Osmosis Desalination
Autores: Wolfram Kloppmann, Avner Vengosh, Catherine Guerrot, Romain Millot, Irena Pankratov
Revista: Environmental Science and Technology
Data: June 2008
Vol.: ASAP Article
DOI: 10.1021/es7028894
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Indústria Química
  • Monitoramento Ambiental
  • Tecidos

Mais tópicos