Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Água da Terra estava por aqui antes do nascimento do planeta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/02/2022

Água da Terra estava por aqui antes do nascimento da Terra
As pistas sobre o ambiente nos primórdios do Sistema Solar são encontradas no interior de meteoritos muito antigos.
[Imagem: J. Aléon et al. - 10.1038/s41550-021-01595-7]

Origem da água da Terra

Pesquisadores franceses conseguiram indícios que dão suporte a um novo caminho para resolver um dos maiores mistérios da ciência: De onde veio a água da Terra?

Com as dificuldades das hipóteses mais comuns, como a própria Terra ter produzido a água ou a água ter sido trazida por asteroides e cometas, no final do ano passado uma equipe internacional sugeriu que a água da Terra pode ter sido produzida pelo vento solar atingindo a poeira espacial.

Os dados recolhidos agora por Jérôme Aléon e seus colegas das universidades Sorbonne e Paris-Saclay apontam neste último caminho.

Na verdade, eles defendem que toda a água da Terra nasceu antes do planeta, já estando presente no Sistema Solar nascente antes mesmo da formação dos planetas internos.

Inclusões fluidas

Aléon e seus colegas seguiram o rastro da composição isotópica da água desde o início do Sistema Solar, nas regiões internas onde a Terra e os outros planetas terrestres se formaram.

Eles fizeram isso analisando um dos meteoritos mais antigos do nosso Sistema Solar, usando um método inovador para analisar as inclusões fluidas, pequenas bolhas de líquidos ou gases que ficam presas dentro do meteorito à medida que ele se cristaliza.

Assim, esses pequenos depósitos funcionam como cápsulas do tempo, trazendo informações sobre como era o ambiente no qual o meteorito se formou.

Água da Terra estava por aqui antes do nascimento da Terra
Proposta da equipe para o fluxo de água para o interior do que se tornaria o Sistema Solar.
[Imagem: J. Aléon et al. - 10.1038/s41550-021-01595-7]

Reservatórios de gás

Os dados mostram que existiam dois "reservatórios de gás" durante os primeiros 200.000 anos do nosso Sistema Solar, mesmo antes da formação dos primeiros embriões planetários.

Um desses reservatórios consistia no gás solar, do qual se originou toda a matéria do Sistema Solar.

O segundo reservatório de gás, por sua vez, mostrou-se rico em vapor d'água e, mais importante, água já com a assinatura isotópica da água terrestre atual. A presença de água era tão grande que a equipe acredita que havia um influxo maciço de água nas regiões internas quentes do Sistema Solar, após o colapso do envelope interestelar e a formação do disco protoplanetário.

A existência inicial desse vapor de água, com composição isotópica semelhante à da Terra atual, implica que a água da Terra estava lá antes da acreção dos primeiros blocos constituintes do nosso planeta, defende a equipe.

"Nós propomos que a composição isotópica da água do Sistema Solar interno foi estabelecida durante o colapso do núcleo da nuvem protossolar devido a uma mistura massiva de água interestelar," escreveram os pesquisadores.

Bibliografia:

Artigo: Determination of the initial hydrogen isotopic composition of the solar system
Autores: Jérôme Aléon, D. Lévy, A. Aléon-Toppani, H. Bureau, H. Khodja, F. Brisset
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-021-01595-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Monitoramento Ambiental
  • Hidrogênio

Mais tópicos