Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antena de navio miniaturizada irá parar dentro do seu celular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/01/2019

Antena de navio miniaturizada irá parar dentro do seu celular
Um truque simples fez a antena de radar operar em modo duplo, ampliando largamente sua faixa de operação.
[Imagem: Troy Carter]

Antena de slot

Não é todo dia que se ouve falar sobre a invenção de um novo tipo de antena.

Menos ainda quando se trata de uma inovação que poderá otimizar a recepção em telefones celulares, TVs digitais e uma infinidade de outras aplicações.

O professor David Tonn, da Universidade de Connecticut, na verdade partiu de um tipo de antena bastante comum, conhecida como "antena fendida" (slotted antenna), ou antena com fenda (antena de slot). É um corpo metálico cilíndrico dotado de fendas irradiantes distribuídas verticalmente pelo corpo da antena, ao longo do que é conhecido como "linha coaxial".

Ao contrário de uma antena padrão, as fendas no eixo longitudinal - os tais slots - permitem que a antena seja apontada em uma direção específica. É por isso que você as vê girando em praticamente todos os barcos e navios, para aplicações de radar ou comunicações com boias de sonar.

Mas, até agora, essas antenas cilíndricas com ranhuras tinham uma deficiência: elas são limitadas pela chamada frequência de corte, além da qual a antena não funciona.

O professor Tonn eliminou essa deficiência fazendo a antena de slot "flutuar" acima do plano de terra usando um capacitor. Com esse truque aparentemente simples, as antenas de slot cilíndricas ganham a capacidade de funcionar também como uma antena monopolar além da frequência de corte.

O protótipo dessa antena de modo duplo é quase tão grande quanto as antenas usadas nos barcos, um sistema de cobre de 30 centímetros de comprimento. Mas o pesquisador garante que agora elas poderão ser miniaturizadas.

"Ela pode ser escalonada para outras partes do espectro de radiofrequência, tornando-a útil no campo das comunicações comerciais, por exemplo, televisão digital, serviço de telefonia celular etc," garante ele em seu pedido de patente da nova antena.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Veículos

Mais tópicos