Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antenas naturais na pele humana revelam estado emocional e fisiológico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2008


Quase 200 anos depois que o médico alemão Franz Anton Mesmer descobriu o magnetismo animal, cientistas israelenses conseguiram detectar exatamente como os poros da pele humana funcionam como verdadeiras antenas, parecidas com as utilizadas em redes de comunicação sem fios.

A descoberta deverá permitir o monitoramento remoto do estado fisiológico e emocional de pacientes, a avaliação do desempenho de atletas, o diagnóstico de doenças e até mesmo a detecção à distância do nível de ansiedade de uma pessoa.

Antenas naturais na pele

A chave da descoberta está no formato dos dutos que trazem o suor das glândulas sudoríparas para a superfície da pele. Elas têm o formato de minúsculas bobinas, transformando a pele em uma estrutura de minúsculas antenas que operam na freqüência sub-terahertz.

Utilizando uma técnica chamada Tomografia Óptica Coerente, os médicos da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriram que as "bobinas naturais" da pele humana são miniaturas das antenas utilizadas nos sistemas de comunicações sem fios.

Radiação refletida

Em uma série de experimentos, eles mediram a radiação eletromagnética refletida da palma da mão de voluntários quando a pele era submetida a ondas na faixa entre 75 GHz e 110 GHz. Eles descobriram que o nível de radiação refletida é fortemente dependente do nível de atividade do sistema de respiração da pele.

Em particular, os cientistas perceberam que o sinal refletido é muito diferente em situações quando a pessoa está relaxada e quando ela está praticando atividade física intensa.

Em uma segunda etapa, as medições revelaram que o sinal refletido varia no período de retorno ao estado de relaxamento, mostrando-se fortemente correlacionado com alterações na pressão sangüínea e na taxa de batimentos cardíacos.

Os cientistas alertam que estão dando os primeiros passos nesta nova área, e que ainda é muito cedo para que se possa perceber todo o impacto de sua descoberta, sobretudo suas possíveis utilizações tecnológicas.

Para outra recente descoberta envolvendo a radiação terahertz, veja Uso da radiação terahertz fica mais próxima com metamaterial sintonizável.

Bibliografia:

Artigo: Human Skin as Arrays of Helical Antennas in the Millimeter and Submillimeter Wave Range
Autores: Yuri Feldman, Alexander Puzenko, Paul Ben Ishai, Andreas Caduff, Aharon J. Agranat
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 100, 128102 (2008)
DOI: 10.1103/PhysRevLett.100.128102
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Radiação Eletromagnética
  • Antenas
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos