Espaço

ESA encomenda telescópio espacial para observar exoplanetas

Com informações da ESA - 08/12/2021

Airbus vai construir novo telescópio espacial para observar exoplanetas
O Ariel terá um telescópio de um metro de diâmetro.
[Imagem: ESA/Airbus]

Observador de exoplanetas

A Agência Espacial Europeia (ESA) concedeu à empresa Airbus o direito de comandar a construção de um novo telescópio espacial, a ser lançado em 2029.

A observação direta das atmosferas dos exoplanetas será o grande objetivo do Ariel, sigla em inglês para "grande levantamento atmosférico de exoplanetas por sensoriamento remoto infravermelho".

O Ariel é o terceiro de um trio de missões dedicadas a exoplanetas concebidas pela ESA, com foco em vários aspectos dos planetas além do Sistema Solar. Ele se seguirá ao Cheops, que foi lançado em 2019, e ao Plato, com lançamento previsto para 2026.

Seus instrumentos foram projetos para estudar a composição dos exoplanetas, como eles se formaram e como evoluem, observando uma amostra de cerca de 1.000 planetas extrassolares, simultaneamente em comprimentos de onda visível e infravermelho.

Será o primeiro observatório dedicado a medir a composição química e as estruturas térmicas dos exoplanetas, ligando essas informações ao ambiente da estrela hospedeira.

Isso deverá preencher uma lacuna significativa em nosso conhecimento de como a química dos planetas está ligada ao ambiente onde ele se formou, ou se e como o tipo de estrela hospedeira dirige a física e a química da evolução do planeta.

Airbus vai construir novo telescópio espacial para observar exoplanetas
O trabalho do trio Cheops, Plato e Ariel vai complementar as observações do James Webb, que será lançado nas próximas semanas.

Construção e lançamento

O módulo científico da missão, que inclui um telescópio criogênico de um metro de diâmetros e os instrumentos científicos associados, foi projetado por um consórcio composto por mais de 50 institutos de 17 países europeus, além da NASA, que também contribuirá para a carga útil.

A Airbus ficará responsável por construir toda a arquitetura do observatório, coordenar as diversas equipes que fornecerão os componentes individuais, fazer todos os testes necessários e preparar o telescópio para o lançamento.

A previsão é que o Ariel seja lançado no novo foguete Ariane 6, juntamente com a missão Interceptador de Cometas.

Ele ficará estacionado no segundo ponto de Lagrange (L2), 1,5 milhão de quilômetros diretamente "atrás" da Terra do ponto de vista do Sol, em uma missão inicial de quatro anos. Graças ao seu design térmico e mecânico muito estável, o observatório será capaz de realizar observações de longo prazo do mesmo sistema estelar por períodos entre 10 horas e até 3 dias.