Espaço

Astronautas instalam último segmento da Estação Espacial Internacional

Astronautas instalam último segmento da Estação Espacial Internacional
Segmento S6, suspenso pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional, pouco antes de começar a ser fixado pelos astronautas durante a primeira caminhada espacial da missão STS-119.[Imagem: NASA]

Os astronautas da missão STS-119 concluíram hoje uma etapa importante na história da Estação Espacial Internacional (ISS), ao montar o último segmento do seu eixo central, chamado Starboard 6, ou S6.

Novo conjunto de painéis solares

O segmento S6 contém o último conjunto de painéis solares da ISS, que deverá aumentar a capacidade de geração de energia da estação, tornando-a capaz de abrigar seis astronautas como tripulação permanente - hoje a tripulação permanente é de 3 astronautas.

A energia extra também é necessária para abastecer os novos laboratórios europeu e japonês, recentemente instalados na Estação e para permitir a ampliação do número de pesquisas científicas.

Caminhadas espaciais

O segmento S6, visto na foto ainda suspenso pelo braço robótico da ISS, foi instalado durante uma caminhada espacial que durou sete horas e sete minutos.

Estão previstas três novas caminhadas espaciais durante a atual missão do ônibus espacial Discovery. Durante uma delas os painéis solares do segmento S6 serão abertos.

Durante a caminhada espacial, os astronautas Steve Swanson e Richard Arnold aparafusaram o segmento S6 ao S5, fixando-o em sua posição definitiva. Eles também conectaram seus cabos de energia, prepararam um radiador responsável pelo seu resfriamento, abriram as caixas contendo os painéis solares ainda dobrados e instalaram os suportes de fixação dos painéis solares.

O conjunto de novos painéis solares deverá ser aberto nesta sexta-feira.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas