Mecânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/05/2010

Carros estão vulneráveis a ataques de hackers
Aparato usado pelos pesquisadores para acessar a rede CAN do veículo e tomar o controle de seus sistemas.
[Imagem: Koscher et al.]

Se a ameaça de hackers invadindo seu computador e seu telefone celular já não fosse o bastante, saiba que já é possível que pessoas mal-intencionadas tomem o controle do seu carro.

Cientistas demonstraram a possibilidade de assumir o controle do motor e dos freios de um carro em movimento, enviando comandos até mesmo pela internet.

Rede veicular

Pessoas bem-intencionadas já assumem rotineiramente o controle dos carros - para consertar os veículos mais modernos, os mecânicos precisam plugar um laptop em um conector apropriado, normalmente localizado sob o painel ou no compartimento do motor.

Com um software adequado, os mecânicos checam e ajustam a maioria das funções do carro. Da ignição aos freios, passando pelo motor e pela direção, cada sistema tem seu próprio microcontrolador. Mas como todos são interligados a uma mesma rede, todos podem ser acessados conectando-se a essa rede interna do veículo.

Tentativa e erro

Tadayoshi Kohno e Stefan Savage, pesquisadores das universidades de Washington e da Califórnia, respectivamente, agora demonstraram que é possível assumir o controle de todas as funções do carro mesmo sem dispor do software do fabricante.

Plugando o computador no soquete de dois automóveis ano 2009, cujas marcas não foram reveladas, os pesquisadores enviaram comandos aleatórios para a rede do carro e observaram os efeitos de cada comando.

Por tentativa e erro, eles conseguiram decifrar a linguagem usada para controlar os sistemas eletrônicos do veículo.

Hackeando um carro

Carros estão vulneráveis a ataques de hackers
Imagem do mostrador de velocidade, apresentando uma mensagem aleatória criada pelos pesquisadores e indicando uma velocidade irreal.
[Imagem: Koscher et al.]

Com o veículo em movimento, eles foram capazes de desligar o motor e desativar inteiramente os freios quando o carro estava a 65 km/h.

Os pesquisadores também conseguiram o oposto, travando repentinamente os freios do veículo em movimento.

Embora seja fácil ver um laptop embaixo do painel do carro, os pesquisadores afirmam que os mesmos resultados podem ser obtidos com um equipamento muito mais simples e menor, que pode ficar escondido sob o painel e ser operado remotamente.

Em outro experimento, eles tomaram o controle do carro usando um receptor sem fios e enviando os comandos pela internet.

Preocupação com a segurança

Segundo os pesquisadores, o objetivo do trabalho é demonstrar que a indústria automobilística precisa começar a se preocupar com a segurança dos seus carros, cada vez mais eletrônicos e, como tal, tão sujeitos a ataques quanto computadores e celulares.

O trabalho "Análise Experimental de Segurança de um Automóvel Moderno" será apresentado na próxima quarta-feira, dia 19, durante o IEEE Symposium on Security and Privacy, em Oakland, na Califórnia.

Artigo: Experimental Security Analysis of a Modern Automobile