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Meio ambiente

Barreiras de proteção para avenidas e estradas ganham função antipoluição

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2021

Barreiras de proteção para avenidas e estradas ganham função antipoluição
O projeto envolve deixar a poluição longe das calçadas e das casas próximas a vias de grande movimento.
[Imagem: Collins et al. - 10.1080/23748834.2021.1883888]

Barreiras antipoluição para ruas e estradas

Engenheiros do Imperial College de Londres estão usando técnicas de modelagem de fluxo de ar para criar barreiras de segurança viária que protejam as pessoas não apenas contra colisões, mas também contra a poluição.

As preocupações com a saúde decorrentes da baixa qualidade do ar são mais significativas entre as pessoas que gostam de se exercitar em vias públicas e nas comunidades de baixa renda, que são mais propensas a estar situadas perto de vias com muito tráfego.

Da mesma forma, as crianças são mais vulneráveis e mais prontamente expostas à poluição do ar simplesmente devido à sua proximidade com o solo, onde os poluentes mais pesados se depositam com o tempo.

"Eu pensei comigo mesma, o que poderia ser feito? E feito agora? Então, comecei a pesquisar o efeito das barreiras ao longo das estradas," contou a professora Catherine Collins. "Tornou-se evidente que, ao longo do lado dos pedestres dessas barreiras de beira de estrada, existem vórtices onde a qualidade do ar pode realmente ser ainda pior, à medida que os poluentes ficam presos neles."

Barreiras de proteção para avenidas e estradas ganham função antipoluição
As barreiras de proteção atuais criam vórtices que pioram a situação para quem está do outro lado das barreiras.
[Imagem: Collins et al. - 10.1080/23748834.2021.1883888]

Barreiras antipoluição

Collins e seus colegas usaram simuladores computadorizados para projetar barreiras que lidem com esses vórtices ricos em poluentes e aerossóis, desviando-os dos pedestres que estão do outro lado.

Inspirando-se nos defletores dos aeroportos e nas paredes acústicas curvas ao longo das rodovias na Alemanha e na Holanda, os pesquisadores calcularam as curvaturas que melhor dispersam e refletem os poluentes, melhorando muito rapidamente a qualidade do ar para os pedestres.

Apesar dos obstáculos à adoção destas práticas - a substituição das barreiras existentes teria um custo elevado -, a professora Collins está otimista quanto ao futuro do seu projeto.

Com maior atenção sendo dada aos desafios associados à poluição do ar, há uma necessidade de projetos urbanos mais eficazes, e essas barreiras curvas enfrentam esses desafios de frente, proporcionando benefícios para o público em geral.

A ideia é que as novas barreiras antipoluição sejam adotadas inicialmente em novas vias, podendo alcançar as antigas quando estas precisarem ser substituídas por acidentes ou deterioração natural.

Bibliografia:

Artigo: Shape matters: reducing people’s exposure to poor air quality using sculpted infrastructure elements
Autores: Catherine Matilda Collins, Agamemnon Otero, Huw Woodward
Revista: Cities and Health
DOI: 10.1080/23748834.2021.1883888
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