Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Bifenileno: Sintetizado mais um parente do grafeno

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/05/2021

Bifenileno: Sintetizado mais um parente do grafeno
O novo carbono 2D é metálico, e não semicondutor.
[Imagem: Marburg/Aalto]

Primo do grafeno

O grafeno tornou famosos os materiais bidimensionais (2D) - materiais formados por uma única camada atômica - graças a um Prêmio Nobel que a comunidade dos físicos diz ter sido injusta e precipitada, para dizer o mínimo.

De fato, o grafeno está longe de ser o único, ou mesmo o mais interessante, material 2D do ponto de vista das aplicações práticas.

Em um planeta com vida à base de carbono, os químicos calculam que existam centenas de formas do elemento nunca sintetizadas, os chamados alótropos.

Um levantamento recente mostrou as 43 mais promissoras dessas formas, sendo algumas elas teoricamente mais duras do que o diamante, que também é carbono puro.

Bifenileno

Pesquisadores das universidades de Marburg, na Alemanha, e Aalto, na Finlândia, acabam de sintetizar uma dessas novas formas de carbono, que eles batizaram de bifenileno.

Esta rede de carbono, que também tem apenas um átomo de espessura, é composta de quadrados, hexágonos e octógonos, formando uma rede ordenada.

Embora a diferença estrutural pareça ser pequena em relação ao grafeno, a equipe demonstrou que as propriedades eletrônicas desta nova estrutura são muito diferentes das do grafeno. Por exemplo, o material é metálico, ou condutor de energia, quando cortado em fitas muito finas, enquanto o grafeno é semicondutor nas mesmas dimensões.

Isso abre o caminho para que essas fitas sejam usadas como fios para condução de energia nos futuros computadores feitos inteiramente de carbono - os primeiros processadores com transistores de nanotubos de carbono já são uma realidade.

Bibliografia:

Artigo: Biphenylene Network: A Nonbenzenoid Carbon Allotrope
Autores: Qitang Fan, Linghao Yan, Matthias W. Tripp, Ondrej Krejcí, Stavrina Dimosthenous, Stefan R. Kachel, Mengyi Chen, Adam S. Foster, Ulrich Koert, Peter Liljeroth, J. Michael Gottfried
Revista: Science
Vol.: 372, Issue 6544, pp. 852-856
DOI: 10.1126/science.abg4509
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Grafeno
  • Semicondutores
  • Miniaturização
  • Microeletrônica

Mais tópicos