Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Astrônomos fotografam uma enorme bola de estrelas

Com informações do ESO - 09/05/2012

Astrônomos fotografam uma enorme bola de estrelas
Esta enorme "bola" de estrelas antigas está localizada a cerca de 17.000 anos-luz de distância.
[Imagem: ESO/J. Emerson/VISTA]

Aglomerados globulares

Uma nova imagem do aglomerado estelar Messier 55, obtida com o telescópio de rastreio infravermelho VISTA, mostra dezenas de milhares de estrelas amontoadas como um enxame de abelhas.

Além de estarem todas confinadas em um espaço relativamente pequeno, estas estrelas encontram-se também entre as mais velhas do Universo.

Os astrônomos estudam o aglomerado Messier 55 e outros objetos antigos, chamados aglomerados globulares, no intuito de compreenderem como é que as galáxias evoluem e as estrelas envelhecem.

Os aglomerados globulares mantêm-se unidos numa forma esférica compacta por efeito da gravidade.

No caso de Messier 55, as estrelas encontram-se muito próximo umas das outras: encontramos aproximadamente cem mil estrelas contidas numa esfera com um diâmetro de cerca de 25 vezes a distância entre o Sol e o sistema estelar mais próximo, Alfa Centauro.

Foram detectados até agora cerca de 160 aglomerados globulares em torno da nossa galáxia, a Via Láctea, principalmente na direção do bojo central. As duas descobertas mais recentes, obtidas com o VISTA, foram anunciadas recentemente.

As maiores galáxias podem ter milhares destas coleções ricas em estrelas, orbitando em seu redor.

Ingredientes de estrelas

Observações das estrelas dos aglomerados globulares revelam que todas elas se formaram mais ou menos ao mesmo tempo - mais de 10 bilhões de anos atrás - e a partir da mesma nuvem de gás.

Uma vez que este período de formação se deu poucos bilhões de anos depois do Big Bang, quase todo o gás disponível era o mais simples, mais leve e mais comum no cosmos: o hidrogênio, com algum hélio e quantidades muito pequenas de elementos químicos mais pesados, como é o caso do oxigênio e do nitrogênio.

Uma constituição principalmente de hidrogênio é uma característica que distingue as estrelas residentes em aglomerados globulares das estrelas formadas em eras mais tardias, como o nosso Sol, que é composto de elementos mais pesados criados pelas primeiras gerações de estrelas.

O Sol acendeu-se há cerca de 4.6 bilhões de anos, o que o torna duas vezes mais novo do que as estrelas mais velhas existentes na maioria dos aglomerados globulares.

A composição química da nuvem a partir da qual se formou o Sol reflete-se na abundância dos elementos químicos encontrados por todo o Sistema Solar - nos asteroides, nos planetas e também nos nossos próprios corpos.

Catálogos de estrelas

Os observadores celestes podem encontrar Messier 55 na constelação de Sagitário.

Este aglomerado estelar particularmente grande aparece no céu com quase dois terços do tamanho da lua cheia e pode ser facilmente observado através de um pequeno telescópio, embora esteja situado a uma distância de cerca de 17.000 anos-luz da Terra.

O astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille notou pela primeira vez este grupo estelar por volta de 1752. Cerca de 26 anos mais tarde, outro astrônomo francês, Charles Messier, incluiu-o no seu famoso catálogo astronômico sob o número 55. Este objeto também se encontra com o nome NGC 6809 no New General Catalogue, um catálogo astronômico mais extenso e muitas vezes citado, criado no final do século XIX.

A nova imagem foi obtida no infravermelho pelo telescópio VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) de 4,1 metros, situado no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile.

Além das estrelas do Messier 55, esta imagem mostra também muitas galáxias que se encontram muito mais distantes que o aglomerado. Uma galáxia espiral particularmente proeminente, vista de perfil, aparece na região superior direita do centro da imagem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos